O isolamento térmico é uma ferramenta fundamental para as indústrias, pois permite que se tenha maior controle sobre a temperatura dos equipamentos e torna o ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores da fábrica, além de evitar a corrosão sob isolamento.

Neste artigo, além de saber mais sobre a importância da  isolação térmica para a indústria, você vai conhecer a solução Belzona mais indicada para aumentar o isolamento e a resistência térmica em diversos equipamentos. E nós vamos mostrar como isso pode ser feito na prática, apresentando um case de sucesso em uma mina de ouro.

Boa leitura!

O que é isolamento térmico?

O isolamento térmico é a utilização de materiais capazes de dificultar a troca de calor entre dois ou mais materiais que tenderiam a igualar as suas temperaturas.

A principal característica dos materiais usados como isolantes é a baixa condutividade térmica, além da resistência térmica. Esses dois fatores garantem a eficiência na interação com altas ou baixas temperaturas.

Existem dois tipos de isolantes térmicos: o primeiro é o isolante quente, que conserva a energia de um sistema e mantém a sua temperatura; o outro é o isolante frio, que protege o sistema da absorção de calor do meio no qual está inserido.

Qual é a importância do isolamento térmico na indústria?

O isolante térmico serve para diversos usos dentro da indústria. É muito comum que eles sejam utilizados para revestir tubulações e válvulas que transportam fluidos em altas e baixas temperaturas, permitindo maior controle sobre a temperatura e evitando perdas.

Assim, a empresa consegue reduzir o seu consumo energético, trazendo mais produtividade e segurança   para os processos e melhoria das condições operacionais.

Ou seja, o uso adequado do isolamento térmico nas indústrias pode ser muito vantajoso e ainda reduzir os custos de manutenção.

Corrosão sob isolamento: o grande perigo da falta de isolamento térmico

A corrosão sob isolamento, na maioria dos casos, é resultado da entrada de água no isolamento térmico das estruturas, e acontece quando o isolamento não é feito adequadamente. Isso gera corrosão rápida do material e pode trazer alguns riscos para a operação, como colapsos, incêndios ou até mesmo explosões.

Ou seja, além de pôr em risco a produtividade da empresa, pode causar impactos negativos à segurança das pessoas que atuam no ambiente industrial.

A corrosão sob isolamento atua de forma silenciosa, podendo levar, em casos críticos, a furos transpassantes e vazamentos, gerando a contaminação do meio ambiente e a saúde humana.

Um isolamento térmico eficaz deverá garantir eficiência para altas ou baixas temperaturas e excelente aderência para que não haja incursão de água e/ou umidade na parte metálica. 

As soluções de isolamento térmico existentes no mercado não conseguem reunir, em um sistema único: Facilidade na aplicação – Baixo tempo de cura – Resistência química – Isolamento térmico – Proteção contra CSI.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao escolher o material para isolamento térmico a ser aplicado nos equipamentos industriais, além de garantir a sua correta aplicação.

Belzona 5871 é uma solução completa para proteção nas indústrias

Belzona 5871 é um produto desenvolvido especialmente para fornecer isolamento térmico e proteção contra corrosão.

Ele reúne, em um único produto, todas as funcionalidades desejáveis em um sistema de isolamento, e com a grande vantagem de ser versátil e exigir baixo tempo de cura.

O Belzona 5871 pode ser aplicado com pincel ou spray, em variadas geometrias como tubulações metálicas, dutos, partes externas de tanques e outros equipamentos industriais.

A camada formada pelo produto melhora a eficiência do equipamento que o recebe, além de evitar lesões por queimaduras e contato, acidentes de trabalho comuns em ambientes industriais. A aplicação de Belzona 5871 também evita condensação e formação de gelo.

Case: aplicação de Belzona 5871 em mina de ouro

Uma mina de ouro localizada em Goiás apresentava problemas críticos em dois tanques de eluição que, devido ao contato direto com HCL, hidróxido de sódio, álcool e cianeto, com as altas temperaturas do processo (média de 90 a 100 ºC), ocasionaram um processo de corrosão sob isolamento.

Antes do procedimento com Belzona.
Antes do procedimento com Belzona.

As soluções convencionais aplicadas anteriormente falharam por não suportar as reações químicas. As manutenções convencionais ocorrem por, no máximo, um ano, e quase sempre após isso partes do equipamento são descartadas e substituídas, devido ao alto grau de deterioração.

Belzona 5871 foi o único produto capaz de vencer esse desafio.

Após aplicação com Belzona.

A aplicação foi realizada no local, sem necessidade de desmontagem. O revestimento garantiu proteção térmica para as áreas expostas, melhorando a segurança operacional e, ao mesmo tempo, prevenindo contra a corrosão sob isolamento.

Serviço finalizado.

Conheça a Hita Belzona

A Hita é distribuidora oficial de Belzona para todo o Brasil, considerada pela marca como um distribuidor modelo, por conta do trabalho de excelência que realizamos.

Nós oferecemos os produtos e serviços para solucionar problemas de manutenção em equipamentos e estruturas de diversos tipos de indústrias. Além da garantia de correta especificação do produto para cada situação, garantimos o acompanhamento do cliente durante o processo de manutenção, com o objetivo de garantir que as soluções resolvam o seu problema na sua origem. 

Se a sua indústria possui equipamentos que sofrem com corrosão sob isolamento ou necessitam de isolamento térmico, entre em contato conosco!  

Gostou deste artigo sobre isolamento térmico? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?