Conheça Belzona 5871, a solução mais eficaz contra a Corrosão sob Isolamento

Na indústria, as tubulações e os vasos que operam sob temperaturas muito altas ou muito baixas são, geralmente, cobertos por isolamento. A prevenção da perda de calor e energia é a principal motivação para essa cobertura, que é feita visando também a saúde e a segurança dos trabalhadores, principalmente em ambientes onde há muitas pessoas trabalhando perto das instalações.

Quando a Corrosão sob Isolamento (CSI) acontece, pode representar perigo físico para as pessoas. Em casos mais graves, é possível que cause falhas como colapso, incêndio ou até explosão onde o oxigênio está em isolamento saturado com petróleo.

Portanto, os riscos de operar com a Corrosão sob Isolamento são grandes. Neste artigo, além de entender as causas da CSI e como evitá-las, você vai descobrir como esse problema pode ser solucionado. Acompanhe!

Quais são as possíveis causas para corrosão sob isolamento térmico?

A Corrosão sob Isolamento pode ocorrer tanto em aço carbono quanto em aço inoxidável. Na maioria dos casos, ela é resultado da entrada de água no isolamento térmico das estruturas, o que gera corrosão rápida.

Conheça alguns motivos para o ingresso da água:

  • derramamento de líquido em áreas baixas
  • vazamentos no sistema da linha de aquecimento
  • danos mecânicos em revestimentos tradicionais
  • condensação se há flutuações cíclicas de temperatura
  • padrão de fabricação pobre do revestimento protetor
  • juntas em revestimentos tradicionais, pois elas podem formar uma fraqueza de projeto inerente
  • água retida no isolamento durante a construção

Esta última causa pode ser consequência do armazenamento de materiais em locais com umidade ou da realização da aplicação sob tempo úmido.

Além desses, outros fatores podem acelerar o aparecimento da Corrosão sob Isolamento. Perante certas circunstâncias, íons como cloretos e sulfetos podem tanto apressar o processo quanto gerar outras formas de corrosão — como corrosão por pites ou sob tensão fraturante. Alterações na temperatura também podem interferir na gravidade da corrosão. Quanto mais quente estiver, maior a aceleração do processo.

Segurança do trabalho e a Corrosão sob Isolamento

Como já falamos, a CSI coloca em risco a segurança e a saúde do trabalhador, afinal interfere nos revestimentos utilizados para evitar, além do desgaste dos materiais, a proteção das pessoas que atuam no entorno das instalações.

As consequências da corrosão, em casos extremos, podem ser incêndios e explosões, causando enormes prejuízos financeiros.

Mas não é só isso. A CSI também pode provocar a perda da contenção da tubulação ou dos vasos, o que pode acarretar desastres ambientais, poluindo o ambiente e até contaminando a água subterrânea.

Solução para Corrosão sob Isolamento: conheça o produto Belzona 5871

No mercado, existem várias soluções para a Corrosão sob Isolamento. Barreiras, proteções e revestimentos à base de água e isolamento térmico tradicional são alguns exemplos. Eles, no entanto, não cumprem individualmente todos os requisitos para isolar os equipamentos e proteger a equipe contra possíveis queimaduras e quedas.

Corrosão sob Isolamento

Visando proporcionar uma solução simples e fácil de aplicar, e que através de um único produto fornecesse isolamento térmico e proteção contra corrosão, foi desenvolvido este sistema polimérico inovador de dois componentes e sem solvente, conhecido como Belzona 5871.

Como visto na imagem abaixo, Belzona 5871 contempla todas as funcionalidades das outras soluções e ainda possui o tempo de aplicação reduzido e versátil, atendendo às diversas geometrias, e é isento de solventes. 

O Belzona 5871 pode ser aplicado a tubulações metálicas, dutos, partes externas de tanques e outros equipamentos industriais. A camada formada pelo produto melhora a eficiência do equipamento que o recebe, além de evitar lesões por queimaduras e contato, acidentes de trabalho comuns em ambientes industriais. A aplicação de Belzona 5871 também evita condensação e formação de gelo.

Como o produto Belzona 5871 age na Corrosão sob Isolamento

Depois da aplicação, o produto Belzona 5871 forma uma camada de célula fechada leve e de alta construção. Ele pode atingir até três vezes a sua espessura inicial, pois tem alta capacidade de expansão — ou seja, 1 mm aplicado fornece até 3 mm de espessura curada.

Além disso, Belzona 5871 é isento de solventes, o que elimina a necessidade de demãos adicionais. Isso reduz o número de camadas necessárias em comparação com as soluções convencionais.

Corrosão sob Isolamento

Facilidade de uso e segurança

Os produtos Belzona são aplicados a frio, eliminando o trabalho a quente, e foram projetados para serem facilmente aplicados e o mais seguros possível. A aplicação por spray é mais uma vantagem do produto. Por ser pulverizável, permite aplicação em grandes áreas em curto espaço de tempo.

Durabilidade

Por ser um material com base epoxy, o Belzona 5871 carrega consigo propriedades de excelente resistência mecânica e química a uma gama de agentes químicos, características típicas deste tipo de material. Oferece também cobertura de isolamento contra intempéries e é à prova d’água — prevenindo, assim, a ocorrência de CSI.

Relação custo-benefício

Os produtos Belzona para CSI têm propriedades, que lhes permite ser aplicados diretamente a superfícies quentes de até 90ºC no momento da aplicação, o que minimiza o tempo de inatividade da indústria. Por se tratar de um epóxi expansível, atinge o triplo da espessura com uma única camada. Eles também apresentam alta aderência e vínculo com superfícies preparadas manualmente, tornando desnecessária a preparação da superfície para a aplicação.

Como fazer a aplicação do produto Belzona?

Aplicar Belzona em uma tubulação não é uma tarefa complexa. O produto chega até você em duas embalagens distintas. O primeiro passo é misturar o conteúdo das duas partes e mexer por três minutos, garantindo que esteja em uma temperatura entre 5 °C e 40 °C. 

Depois, demarque na tubulação a área onde o produto será aplicado e comece a distribuí-lo pela superfície. Quando terminar, remova a marcação.

Se achar necessário, você pode aplicar multicamadas dentro de 24h.

Hita: representante conhecida dos produtos Belzona

A Hita é distribuidora de produtos Belzona e considerada pela marca como um modelo, pelo desenvolvimento de soluções, pela política centrada na equipe técnica e pelo desempenho em vendas.

Assistência técnica

Um dos nossos objetivos é garantir ao cliente que o produto adquirido seja devidamente utilizado, para que corresponda às suas expectativas. Antes, durante e após a compra, o cliente tem todo o acompanhamento necessário da nossa equipe, que tem o objetivo de proporcionar soluções rápidas e eficazes, independentemente da complexidade da situação.

O cliente também tem a opção de adquirir o produto e efetuar a aplicação com equipe própria, com opção de treinamento ou supervisão da Hita. 

Treinamentos

A Hita também promove treinamentos periódicos para seus clientes, consultores e funcionários. Um grande conhecimento teórico somado às vivências dos exercícios práticos permite um melhor entendimento da aplicabilidade e possibilidades dos produtos Belzona.

Palestras e seminários

Esses eventos são outra forma de promover conhecimento acerca dos produtos Belzona. Os nossos colaboradores podem fazer palestras individuais ou coletivas, a depender da necessidade do cliente.

Entre em contato conosco

Se você está em busca de uma solução eficaz para os problemas causados pela Corrosão sob Isolamento, fale com um dos nossos consultores e conheça o produto Belzona 5871.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?