Como reparar um bloco de motor trincado?

Quebras e danos são fatos comuns quando o assunto é veículos fora da estrada ou “offroad”. O uso continuo e as condições adversas tornam estes veículos vulneráveis a quebras, o que requer manutenções constantes.
A substituição de peças demandam tempo, e consequentemente inatividade do veiculo, sem falar do alto custo e demandas de logística.

Neste artigo você vai aprender como reparar um bloco de motor trincado de forma simples, sem uso de ferramentas especificas e sem fonte de calor, apenas com polímero, o que tornará o reparo conveniente e financeiramente vantajoso.

Reparo x Descarte: Entenda porque é viável investir em reparos

A velocidade com que consumimos os recursos não renováveis tem levado à escassez de matéria prima. As industrias trabalham incessantemente para atender as demandas de consumo em escala global e consequentemente geram descartes de materiais que levarão milhares de anos para se decompor.

Ao garantir reparo ao invés de descarte, é possível aumentar a vida útil de um equipamento, frear o esgotamento dos recursos não- renováveis além de evitar passivos ambientais, à exemplo do bloco de motor rachado, aqui recuperado com resina polimérica Belzona.

O que são reparos poliméricos?

Polímeros epóxis, resinas poliméricas ou simplesmente polímeros, compreendem um componente de resina epóxi e um componente de poliamina ou poliamida, que quando misturados geram uma reação de polimerização exotérmica (ou seja, geradora de calor), causando a solidificação da mistura líquida. O epóxi curado resultante será tipicamente um material rígido. A taxa de cura será afetada por vários fatores externos, incluindo temperatura, e pode levar minutos ou horas, dependendo da escolha da resina epóxi e do solidificador utilizado. Mas é importante frisar que a escolha do polímero e a sua adequação a cada situação, representa uma etapa importante para o sucesso do reparo. Fatores como temperatura, pressão de processo, presença de líquidos ou gases, entre outros, irão determinar qual produto ideal para cada problema.

A Hita Belzona atua com vendas consultivas, garantindo a correta especificação além de pós-venda, o que garantirá a segurança e assistência ideal para o sucesso do reparo.

Além de bloco de motor trincado, com os produtos Belzona é possível reparar eixos, buchas, caçambas, pneus, além de equipamentos e estruturas industriais de forma geral, dispensando o uso de ferramentas complexas.

Veja abaixo o passo-a-passo de como reparar um bloco de motor trincado

Um bloco de motor trincado ou quebrado em um veículo ou em uma planta industrial, não é fato incomum. Isso não significa necessariamente o fim da vida útil do motor, entretanto as rachaduras podem ocasionar uma série de problemas, por isso elas precisam ser eliminadas. Existem vários métodos de reparo em bloco de motor quebrado: de soldagem e brasagem a costura de metal frio. Belzona oferece uma solução que não exige trabalho a quente ou ferramentas especializadas, além da grande vantagem: Cura rápida.

Para o reparo do bloco de motor acima, é utilizado Belzona 1111 (Solda a frio),  Belzona 9111 (Limpante/Desengordurante), Belzona 9341 (Tela de reforço) e materiais de aplicação.

Após limpeza de superfície as rachaduras foram “abortadas” através de perfuração entre as extremidades. Foram abertos furos rosqueados”. Em seguida foram inseridos parafusos nestes furos, cortando-os até estarem alinhados com o bloco de motor. As rachaduras foram tratadas utilizando uma lixadeira e foi aberta rugosidade na área a ser reparada utilizando o mesmo equipamento. Belzona 1111 foi então misturado e aplicado diretamente sobre a superfície limpa. Um pequeno pedaço de tela de reforço foi “molhado” com o Belzona 1111 e foi aplicado sobre a rachadura, sendo preenchido com o Belzona aplicado previamente. O Belzona 1111 restante foi aplicado sobre a área, resultando em uma espessura de aproximadamente 3mm. Toda a aplicação demorou menos de uma hora.

REPARO DE BLOCO DE MOTOR RACHADO COM BELZONA 1111

 

 


FERRAMENTAS E MATERIAIS DE APLICAÇÃO NECESSÁRIOS PARA O REPARO

 

INSTRUÇÕES PASSO A PASSO DO REPARO DO BLOCO DO MOTOR RACHADO

PASSO 1: Limpar completamente a área do reparo e remover toda a sujeira, graxa e outros contaminantes

PASSO 2: Usar Belzona 9111 para desengordurar a área de reparo

PASSO 3: Para abortar as rachaduras, perfurar furos de 3/16” nas extremidades para evitar propagação das trincas

PASSO 4: Abrir furos rosqueados 

 

PASSO 5: Usando Belzona 9111 (Cleaner/Degreaser), remover todos os resíduos para manter a área de reparo livre de contaminantes

PASSO 6: Inserção de parafusos em cada furo

PASSO 7: Cortar os parafusos e deixá-los nivelados com o bloco do motor

PASSO 8: Tratar as rachaduras utilizando lixadeira

PASSO 9: Abrir rugosidade na superfície e desengordurar a área de aplicação com Belzona 9111 

PASSO 10: Demarcar a área de reparo

PASSO 11: Garantir uma mistura homogênea do Belzona 1111, conforme instruções

PASSO 12: “Molhar” um comprimento adequado de Belzona 9341 (Tela de reforço) com o produto misturado

PASSO 13: Aplicar uma fina camada, pressionando fortemente o produto contra a superfície

PASSO 14: Aplicar a tela de reforço sobre a rachadura, e em seguida uma camada de Belzona 1111, suficiente para cobrir.

Após este último passo, o reparo estará completo.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo:

 

Entre em contato com a Hita

A Hita é distribuidora exclusiva dos produtos Belzona no Brasil e é considerada um distribuidor modelo pelo fabricante. Com quase 30 anos de mercado, a Hita está presente em todas as regiões do Brasil e conta com uma equipe de engenheiros e técnicos super qualificados e constantemente capacitados para melhor atender.

Além de ajudar você a escolher a melhor solução para reparos e manutenções industriais, o nosso time garante a correta aplicação dos produtos, tanto participando da execução do serviço quanto oferecendo treinamento ao seu time interno.

Entre em contato conosco!

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Fabiane Oliveira

Marketing na Hita Comércio e Serviços

Este post tem 4 comentários

  1. Ariel

    Olá.
    Achei muito prático, mas como adquirir e qual é o preço?
    O bloco do meu motor já foi soldado, mas com o calor o vazamento retorna.

    1. Bom dia Ariel,
      Ficamos gratos pelo contato e por ter gostado do conteúdo.
      Sem dúvidas a solda à frio é uma solução rápida (exige baixo tempo de cura), prática e segura, por dispensar o trabalho à quente. Precisaríamos entender melhor que tipo de motor se trata e os referidos danos. Enviaremos um e-mail para você e se possível nos forneça um telefone de contato com DDD. Será um prazer atendê-lo.

  2. ademir fr olivrirts

    Fabiane Voces recuperam bloco do motor do trator ford 6600 4 cilindros, quebrou biela e comando, necessita recuperar virabrequim,
    ademir.oliveira1959@hotmailcom
    Ademir Oliveira
    campo grade ms

    1. Boa tarde Ademir. Agradeçemos seu contato.
      Entre em contato conosco para entendermos melhor o caso e sugerir a melhor solução: hita@hita.com.br.
      Atenciosamente,
      Fabiane Oliveira

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