Vazamento vivo e perda de espessura em paredes são bastante comuns quando se trata de manutenção e reparo de tanques e tubulações. A corrosão externa e interna, produtos químicos agressivos e condições operacionais difíceis contribuem para a perda de metal e a perda de espessura da parede. A falta de prevenção ou manutenção pode levar a atrasos na produção, vazamento de materiais perigosos e riscos à saúde e segurança. Embora os métodos convencionais, como soldagem, historicamente tenha sido amplamente usado ​​para realizar os reparos em tanques e tubulações, eles elevam as chance do equipamento apresentar alguns problemas consequentes: corrosão bimetálica em soldas e costuras, tempo de inatividade, danos ambientais e condições perigosas para o equipamento e pessoal de manutenção.

Em nossa postagem sobre “Como reparar um bloco de motor trincado”, já demonstramos uma aplicação com Belzona 1111 à base de epóxi aplicado a frio. Nesta postagem do blog, mais uma vez demonstraremos como os compósitos de reparo aplicados a frio e as técnicas de soldagem a frio da Belzona, representam uma excelente alternativa frente a soldagem convencional e outros tipos de trabalho a quente. Você aprenderá como estancar um vazamento vivo e reforçar a estrutura de um tanque sem tirá-lo de serviço, danificando sua estrutura externa / interna ou criando um ambiente perigoso para o pessoal.

Assista ao vídeo abaixo e veja todas as etapas de Como sanar um vazamento vivo:

Para sanar o vazamento vivo e para reforçar a estrutura deste tanque, utilizamos Belzona 1161 (Super UW-Metal), Belzona 9611 (ES-Metal), Belzona 9111 (Limpador / Desengordurante), uma placa de metal pré-formada e algumas ferramentas da nossa oficina mecânica.
Depois de limpar completamente a superfície ao redor da área danificada. Belzona 9611, um material de grau de pasta de cura rápida, foi cuidadosamente amassado e forçado contra o furo do tanque. Um pino de 2 “x 4” e uma cinta com catraca foram usados ​​para prender o material no lugar até que estivesse totalmente curado.

Para o reforço da área danificada foi utilizada uma calha metálica pré-formada e Belzona 1161 como agente de ligação. As áreas danificadas no tanque, bem como a face de contato da placa pré-formada, foram preparadas usando um esmeril. Ambos os substratos foram lavados com Belzona 9111 para remover toda a sujeira, graxa e outros contaminantes.
O Belzona 1161 foi aplicado em todas as áreas preparadas (no tanque e na chapa) e trabalhou bem no perfil rugoso com uma escova de cerdas curtas. Ao aplicar o produto misturado na placa de metal, criamos um acúmulo (aproximadamente ¼ ”(6 mm) de espessura) em direção ao centro. Isso permite o deslocamento de ar enquanto posiciona a placa na parede do tanque. A placa foi então empurrada para a posição e forçada para baixo até que Belzona 1161 exsudasse em cada borda da placa. O material exsudado foi imediatamente removido e utilizado para chanfrar as bordas.

Suprimentos e ferramentas utilizadas neste reparo:

tankLeakColdBonding
Desenho: Reparo de vazamento com solda fria Belzona

Fonte: Belzona (adaptado)

Deixe um comentário