Saiba como reparar trincas em equipamentos e estruturas industriais com os produtos Belzona

Trincas em equipamentos e estruturas industriais são um problema muito comum. Na maioria dos casos, esse tipo de contratempo precisa ser rapidamente solucionado, pois pode colocar em risco tanto a operação da planta quanto a segurança dos trabalhadores.

A substituição do equipamento nem sempre é viável, já que ela pode ter alto custo e afetar a produtividade da indústria. Em alguns casos, é possível reparar as trincas. Belzona oferece algumas soluções com a vantagem de não exigir trabalho a quente nem ferramentas especializadas para a sua aplicação.

Neste artigo, você vai entender como os produtos Belzona ajudam no reparo de trincas em equipamentos e estruturas industriais. Acompanhe!

Trincas em equipamentos e estruturas industriais: como reparar?

A depender do tipo de trinca e do equipamento afetado, existem diferentes soluções para o reparo. Uma delas é a solda convencional, indicada para restabelecer as ligações metálicas por fusão estimulada pelo calor.

Outra alternativa é o uso de materiais poliméricos, como as soluções Belzona. Os tanques de armazenamento afetados internamente por erosão, corrosão ou ataque químico, por exemplo, podem ser rapidamente reparados e protegidos por esses materiais, que aderem a diferentes superfícies.

Como os produtos Belzona podem reparar trincas em bacias de contenção, tanques e paredes?

Belzona disponibiliza para as indústrias uma grande variedade de compostos de reparo de metal, concreto e revestimentos epóxi, criados especificamente para a manutenção de trincas em equipamentos e estruturas industriais, como tanques de armazenamento ou paredes. As soluções são capazes de vedar a base do equipamento, aderir a frio e vedar vazamentos.

Esses materiais extinguem o trabalho a quente, eliminando assim os riscos de danos ao substrato, ocasionados por ZTAs (Zonas Termicamente Afetadas).

As resinas poliméricas Belzona também são inertes, ou seja, não dilatam nem encolhem, além de oferecer excelente aderência a diversos tipos de substratos, garantindo uma manutenção mais fácil e segura.

Já os produtos de reparo de concreto Belzona, chamados de magma, são capazes de restaurar, revestir e proteger o concreto danificado, proporcionando excelente resistência química, resistência mecânica a impactos e a compressão, ideal para áreas de contenção química. Veja outros benefícios:

  • fornece excelente resistência à abrasão de longo prazo
  • resistência química contra uma ampla gama de produtos químicos
  • fácil de misturar e aplicar sem ferramentas especializadas
  • pode ser usado em pequenas quantidades, quando necessário
  • sem encolhimento, independentemente da espessura aplicada
  • resistente ao ataque ambiental
  • redução do tempo de inatividade devido às suas propriedades de cura rápida
  • aplicação e cura em temperatura ambiente – sem trabalho a quente envolvido
  • riscos de saúde e segurança reduzidos, pois não contêm solventes
  • excelente ligação a superfícies metálicas e não metálicas, incluindo concreto, tijolo, mármore, pedra e muito mais

Quais produtos Belzona são indicados para utilizar nas diferentes trincas em equipamentos e estruturas industriais? 

A depender das fissuras ou trincas em equipamentos e estruturas industriais, diferentes produtos Belzona podem ser aplicados como solução. Vale ressaltar também que uma orientação mais assertiva só pode ser dada pelo consultor técnico especializado.

A seguir, você confere algumas indicações para os casos mais comuns no setor industrial.

Reparo e proteção de área interna de tanques

Tanques de armazenamento que sofrem trincas internas em decorrência da erosão e do contato com químicos podem ser reparados com Belzona 1221, Belzona 1212, Belzona 1391, Belzona 5811 e Belzona 4351. Cada material tem um papel no processo.

Belzona 1221 e Belzona 1212 permitem a vedação imediata do vazamento e a união de placas frias em tanques com rápida cura. Além disso, os produtos Belzona fornecem restauração permanente das superfícies de todos os tipos de trincas em aço e concreto e reparam revestimentos existentes, como flocos de vidro, borracha ou epóxi.

Belzona 1391 e Belzona 5811 fornecem resistência à erosão, à corrosão e à química em longo prazo, pois são revestimentos epóxi de alta resistência. Isso reduz os custos de tempo com inatividade e armazenamento externo, pois são aplicados por pulverização e têm cura rápida, além de boa durabilidade.

Já Belzona 4351 oferece um revestimento estático dissipativo e quimicamente resistente para proteger as áreas altamente susceptíveis à acumulação eletrostática.

Reparo e proteção de área externa de tanques

Há produtos Belzona que foram desenvolvidos especialmente para fornecer proteção externa para tanques de armazenamento e vasos de processos que podem ser aplicados in situ até mesmo em equipamentos quentes.

Belzona 5111 pode ser aplicado por pulverização e é resistente à corrosão, por isso proporciona uma superfície fácil de limpar e protege contra a corrosão de longo prazo. Já compostos epóxi de alta aderência, como Belzona 1212, são utilizados para restaurar a integridade do tanque por união de placas ou para juntá-lo ao equipamento externo.

E o Belzona 1161 pode ser utilizado para reparos na área externa, visto que em seus componentes possui uma mistura de liga de aço silício com polímeros reativos de alto peso molecular e oligômeros tolerantes à água. Ideal para estruturas molhadas, com óleo ou submersas a água.  

Para a vedação da base de tanques, utilizam-se revestimentos “respiráveis” e livres de solvente, como é o caso de Belzona 3111. Isso evita a entrada de água sob o tanque e permite o escape da umidade acumulada.

Reparo e proteção de contenções secundárias

Trincas em paredes e pisos podem ser rapidamente reparadas com os compostos Belzona à base de concreto. Essa solução reduz o tempo de inatividade e fornece alta resistência à compressão.

Belzona 4311 e Belzona 4341 são revestimentos resistentes a produtos químicos e fornecem proteção de longo prazo contra uma série de substâncias, incluindo ácidos e álcalis, mesmo em altas temperaturas.

Além desses produtos, Belzona 4151 é indicado para o preenchimento de rachaduras, grouting, calçamento e aderência de equipamentos. Para reparos leves, o mais indicado é Belzona 4141, ideal para reparos em superfícies verticais ou sob a cabeça e sem necessidade de montagens ou suportes para a cura.

Os revestimentos epóxi de cura rápida podem ser aplicados por pulverização e fornecem resistência química contra uma ampla gama de produtos.

Se interessou? Adquira os produtos Belzona com a Hita

A Hita é distribuidora oficial de Belzona para todo o Brasil, considerada pela marca como um modelo por conta do trabalho de excelência realizado.

Oferecemos produtos e serviços para solucionar problemas de manutenção em equipamentos e estruturas de diversos tipos de indústrias.

Além da indicação do melhor produto para cada situação, feita pelo técnico especializado, fazemos um acompanhamento do cliente durante o processo de manutenção, com o objetivo de garantir que as soluções estejam sendo aplicadas da melhor maneira possível.

Se você está sofrendo com trincas em equipamentos e estruturas industriais ou outros tipos de problemas que podem colocar em risco a segurança e a produtividade da planta, entre em contato conosco.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?