No mercado de manutenção industrial, existem inúmeras opções para reparos poliméricos, sabidamente conhecidos por seu excelente desempenho em sistemas que operam em temperatura ambiente.

Esse segmento também traz soluções poliméricas eficazes em material resistente a altas temperaturas, muito embora não amplamente conhecidas.

De modo geral, quanto mais reticulado for um polímero termofixo, maior será a sua temperatura de distorção térmica.

O que é temperatura de distorção térmica?

A temperatura de distorção térmica, ou HDT, é um método comum usado para avaliar a resistência ao calor de um polímero termofixo. Ela é a temperatura na qual um polímero curado se deforma sob uma carga determinada.

A HDT pode ser influenciada por vários fatores, mas, em geral, quanto mais reticulado for um polímero termofixo, maior a HDT. Ao aumentar a temperatura de cura ou a temperatura de pós-cura de um sistema, o grau de reticulação pode ser aumentado pelo aumento de reações moleculares e, portanto, a HDT é aumentada.

Por que os revestimentos convencionais falham?

Belzona supera todos os concorrentes porque é a única que tem produtos com desempenho superior sob imersão. Dessa forma, a indústria tem muito mais segurança na operação de tanques que recebem fluidos e líquidos de altas temperaturas.

Acompanhe na imagem abaixo todos os detalhes que comprovam a superioridade das soluções Belzona de forma prática.

Nessa imagem demonstramos o desempenho dos revestimentos Belzona no que tange a resistência sob imersão, conforme dito anteriormente, fator preponderante para eficiência da solução.

O que levar em consideração ao escolher um revestimento para altas temperaturas?

O foco em pesquisa e desenvolvimento motivados pelos problemas críticos e recorrentes na indústria fez a Belzona desenvolver uma variedade de soluções com tecnologia de ponta.

No que tange a revestimentos internos para altas temperaturas, o primeiro passo no projeto de pesquisa da Belzona foi a introdução do Belzona 1591 (Ceramic XHT), aplicado manualmente em 1998, e Belzona 1521 (HTS1) , aplicado por spray airless em 1999, após um programa de teste bem-sucedido em campo.

Nos 16 anos seguintes, Belzona analisou dados de campo e investigou tecnologias inovadoras que poderiam melhorar as características do material e o desempenho em serviços que permitiriam ao revestimento suportar altas temperaturas, e, ao mesmo tempo, permanecer flexível para minimizar suficientemente o risco de rachaduras. Essa pesquisa culminou com a introdução de revestimentos HT de última geração em março de 2014, Belzona 1593 aplicado à mão e Belzona 1523 aplicado com spray.

Belzona 1523 e Belzona 1593 são o resultado de 20 anos de experiência na formulação de produtos para material resistente a altas temperaturas. Esses revestimentos são baseados em uma combinação de várias tecnologias de ponta.

O químico-chefe de pesquisa e desenvolvimento da Belzona, Richard Collet, considera esses os melhores revestimentos de alta temperatura até agora.

Aprimorando o desempenho do seu equipamento com produtos Belzona

Os polímeros Belzona são produtos tecnológicos de alta performance e, em seu processo de pós-cura, é possível aprimorar suas propriedades físicas por meio do aumento de temperatura durante o período de reticulação.

Esse processo pode ser realizado por meio da adição de calor externo antes do retorno ao serviço ou com o retorno ao serviço para que atinja a cura durante a operação . 

Isso é feito com a aplicação e esperado o tempo de cura inicial, que garante estabilidade necessária para trabalhar em imersão, quando o sistema protegido vai atingindo a temperatura operacional elevada para a qual o revestimento foi especificado, esse aumento de temperatura terá a função de pós-cura. Dessa forma, suas propriedades mecânicas são aumentadas, assim como a sua resistência térmica e química.

Maior flexibilidade e força

A alta densidade de reticulação necessária para alcançar sua resistência à imersão a alta temperatura torna os revestimentos rígidos suscetíveis a trincas durante o ciclo térmico e a flexão do substrato.

Belzona 1523 e Belzona 1593 foram formulados para exibir tenacidade e flexibilidade com aditivos de borracha incorporadas na estrutura que inibem a propagação de trincas.

Com alta resistência à tração e ao alongamento, esses revestimentos são projetados para suportar ciclos de temperatura e pressão, preservando sua integridade e mantendo a adesão, além de fornecer resistência à corrosão e a produtos químicos.

Diferentemente dos rígidos, esses revestimentos de última geração são menos quebradiços e podem tolerar tensões radiais, circunferenciais e longitudinais elevadas, reduzindo quebras, rasgos e rachaduras no material, movendo-se em consonância ao substrato.

Case: revestimento interno de corpos e boleados dos trocadores

Uma indústria encontrava desgastes na superfície interna de casco e boleado de todos os seus trocadores, apresentando grau de oxidação D em algumas áreas.

Corrosão em grau D na superfície interna do casco

Para aumentar a vida útil desses equipamentos, foi necessária a aplicação de um revestimento de excelente resistência à corrosão nas condições operacionais do equipamento.

O primeiro passo foi a preparação das superfícies dos trocadores. Alguns foram preparados com jato, obtendo um padrão entre jato ligeiro Sa 1 e jato comercial Sa 2, com rugosidade variando entre 20 e 30 µ. 

Casco revestido com Belzona 1391

Os outros foram apenas hidrojateados. Como ainda havia oxidação na superfície, elas foram então preparadas conforme os padrões St2 e St3.

Após a limpeza, foi usado Belzona 1111 para suavização de alvéolos e, depois, feito o revestimento interno para altas temperaturas com Belzona 1391, produto resistente à corrosão e à erosão até 100 °C quando aplicado na espessura de 600-750. 

Boleado revestido com Belzona 1391

Belzona 1391 aceita Steam Out de até 210 °C por período maior do que 5 dias.

Conheça os produtos Belzona para revestimento interno de equipamentos que trabalham em altas temperaturas

Conheça, a seguir, um pouco mais das soluções Belzona oferecidas pela Hita.

Produtos aplicados manualmente com pincel

  • Belzona 1391 110 oC Soluções de Hidrocarbonetos
  • Belzona 1391T 120 oC Soluções de Hidrocarbonetos
  • Belzona 1392 120 oC Soluções Ácidas
  • Belzona 1593 160 °C Soluções de Hidrocarbonetos

Produtos aplicados por airless

  • Belzona 4341 90 oC Resistência a Ácidos Inorgânicos
  • Belzona 5892 95 oC Soluções de Hidrocarbonetos
  • Belzona 1381 90 oC Resistência à Erosão
  • Belzona 1391S 110 oC Soluções de Hidrocarbonetos
  • Belzona 1523 140 °C Soluções de Hidrocarbonetos

Por fim, aproveitamos para citar uma importante fala do Osmay Oharriz – Gerente da Indústria de Petróleo e Gás da Belzona: “Mesmo que você tenha o melhor revestimento do mundo, se não for aplicado corretamente, ele falhará.” 

É importante contar com uma equipe experiente para realizar a aplicação e inspeção, ou ainda contar com treinamento qualificado. 

Nosso time de consultores está pronto para indicar as soluções adequadas para cada situação ou viabilizar a realização de treinamentos na sua empresa. 

Entre em contato conosco.

Gostou deste conteúdo sobre material resistente a altas temperaturas? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?