Aumento de eficiência energética em bombas centrífugas com Belzona
Conforme dito no post anterior “Rotor de ventilador com baixo rendimento“, reunimos uma série de estudos de casos abordando alguns reparos de manutenção industrial que obtiveram êxito com soluções Belzona, onde identificamos casos críticos onde as soluções anteriores falharam e melhoramentos das características originais, ou como é o caso deste post. Nesta edição, abordaremos um importante case de sucesso em eficiência energética.
Reparar, proteger e melhorar. Essas três palavras que compõem a marca e o slogan da Belzona tem um forte significado. Mas você já se perguntou o porquê?
Reparar e proteger equipamentos e estruturas com compostos e revestimentos à base de epóxi polimérico economiza o tempo de inatividade dos clientes e altos custos de reposição.
Mas o melhoramento é um pilar muito importante na Belzona, ao passo que é possível aprimorar as características originais ou performance de um equipamento usado ou novo, como é o caso das bombas centrífugas que apresentaremos neste post.
Revestimentos Belzona: como a solução ajudou melhorar a performance das bombas centrífugas?
Uma multinacional fabricante de bombas centrífugas nos contatou para que fizéssemos o revestimento interno de bombas novas com Belzona 1341 Supermetalglide.
Este polímero atua de forma eficaz na proteção contra desgastes por erosão/corrosão através da sua mistura encapsulada de elementos lubrificantes.
Devido à natureza hidrofóbica única desse revestimento e ao seu perfil de baixíssima rugosidade (16 vezes menor do que a do inox polido), sua aplicação em bombas centrífugas permite o aumento de eficiência energética, ao reduzir o consumo de energia e aumentar a vazão.
A possibilidade de aplicá-lo por airless torna possível revestir de forma rápida grandes áreas em um curto espaço de tempo.
Nós conferimos a performance do produto na prática. Veja abaixo o detalhamento:
Situação
Revestimento de 2 bombas centrífugas de ferro fundido, novas. Os equipamentos seriam instalados no sistema de abastecimento de água do cliente, uma empresa de águas e saneamento, e deveria resistir a abrasão, erosão e cavitação bem como redução no consumo de energia elétrica.
Os equipamentos seriam instalados no sistema de abastecimento de água do cliente e deveriam resistir à abrasão, erosão e cavitação, bem como redução no consumo de energia elétrica.
Premissas
- Substrato: ferro fundido
- Fluido: água
- Temperatura: ambiente
Método de aplicação
A superfície foi preparada no padrão Sa 2 1/2″ com jato abrasivo com rugosidade 75 μm.
Após preparação e limpeza da superfície, seguimos com a aplicação do Belzona 1341 na cor cinza, com espessura mínima de 275 micras, em seguida aplicamos 2 camadas de Belzona 1341 na cor azul, totalizando uma camada mínima de 500 micras.
Abaixo, confira fotos de como funcionou a aplicação de Belzona e o resultado obtido.
Antes (jateamento da carcaça).
Durante (aplicação da primeira camada de Belzona 1341).
Durante (aplicação da primeira camada de Belzona 1341 na cor azul).
Aplicação finalizada.
Belzona aprimorou a performance do equipamento!
Após medição realizada pelo cliente, constatou-se não só aumento de performance na curva de saída, gerando aumento de pressão na saída – e, consequentemente, menos energia para realização do esforço de pressão volumétrica do equipamento – como também aumento de rendimento por pressão de saída, o que gera menor consumo de potencial elétrico do equipamento, devido ao excelente desempenho ao vencer as colunas hidráulicas.
Eficiência energética obtida: 8% em rendimento e 20 mlc de altura manométrica
Os resultados obtidos são com base no fator teórico de uma bomba nova. Observa abaixo os resultados obtidos na Bomba A e B.
O aperfeiçoamento dos equipamentos com Belzona é muito vantajoso
O revestimento Belzona 1341 foi aplicado por pincel e o serviço foi executado em apenas 3 dias.
O melhoramento das características originais de um equipamento não só garante vantagem financeira imediata ao proprietário do ativo, como também vai de encontro à tendência mundial de adoção de práticas sustentáveis e ambientalmente amigáveis.
O uso consciente dos recursos hídricos frente ao risco de escassez energética é uma tendência global e deve ser visto como ações de grande relevância.
A Hita é distribuidora oficial de Belzona no Brasil
A Hita atua em todo o Brasil como a distribuidora oficial de produtos Belzona.
Nossa equipe de engenheiros oferece todo o suporte técnico de que os clientes precisam, desde a escolha dos produtos para a manutenção até sua aplicação.
O nosso principal objetivo é garantir que a solução escolhida seja bem aplicada e traga os efeitos desejados.
Para mais informações, entre em contato conosco.
Gostei muito do seu conteúdo sobre Manutenção de Bombas Centrífugas