Como os produtos Belzona podem ser utilizados na manutenção da caixa espiral hidrelétrica?
As usinas hidrelétricas são importantes fontes para a indústria de energia elétrica no Brasil e sustentam a maior parte do consumo do país. Isso exige que o setor trabalhe incansavelmente, lidando com variações climáticas e de volume de água, entre outras questões.
Neste artigo, falaremos sobre os principais problemas que ocorrem nesse tipo de indústria e apresentaremos um case de reparo na caixa espiral de hidrelétrica. Acompanhe!
A indústria hidrelétrica
A energia elétrica é uma fonte importante de energia renovável, e uma das vantagens é que suas usinas podem funcionar por várias décadas de maneira eficiente, operando em altos padrões.
As hidrelétricas são responsáveis por produzir cerca de 70% da energia disponível no país, o que a coloca em primeiro lugar no ranking de geração de energia no Brasil. Elas geram energia a partir do potencial hidráulico de um rio e são compostas de:
- reservatório
- canal
- duto
- turbina
- gerador
- casa de força
- linhas de transmissão
- caixa espiral
- represa
- entre outras coisas
Quais são os principais problemas da indústria hidrelétrica?
Assim como qualquer indústria, as hidrelétricas têm desafios e precisam lidar com alguns problemas. Além das variações climáticas e do volume de água, como já falamos, existem questões que não estão relacionadas aos fenômenos da natureza, mas que também podem atrapalhar a eficiência da unidade.
Comportas
O problema mais comum dessa estrutura é a sua deterioração por conta da erosão, corrosão e cavitação.
Caixa espiral de hidrelétrica e conduto forçado
Corrosão interna e erosão no conduto forçado e na caixa espiral são um problema comum, assim como a corrosão externa e em regiões de apoio entre os condutos e seus pontos de suporte. Uma consequência desse problema é o risco de vazamento.
Válvulas
O mais comum é que aconteçam danos e perda de diâmetro do eixo da válvula. Também podem acontecer erosão e corrosão do corpo da válvula, disco e junta.
Transformadores
Nos transformadores, os problemas mais frequentes são vazamentos de óleo e SF6, além de danos a aletas, flanges, gaxetas e isoladores do equipamento.
Turbinas hidrelétricas e rotores
Alguns problemas comuns são a erosão por cavitação nas turbinas. Isso ocorre independentemente do tipo da turbina, seja Francis, Kaplan ou Turbina Pelton. Há também os danos causados por impacto nas pás, corrosão e erosão na carcaça e erosão de cabeça de bocal.
Barragens
Já nas barragens o mais comum é encontrar danos na superfície de apoio. Esses danos podem ser rachaduras e fragmentação do substrato de concreto, devido à entrada de água e à variação térmica.
Caixa espiral: as melhores soluções para esse problema
A caixa espiral de uma unidade geradora pode ser composta de aço ou concreto armado. Devido às suas características intrínsecas, o concreto traz algumas desvantagens.
Essas são algumas características do concreto convencional que podem trazer problemas para a caixa espiral de hidrelétrica:
- baixa adesão de novos elementos à base: após o período de pega, que é quando o concreto ainda pode ser trabalhado, novas peças não aderem bem ao material;
- baixa resistência a vibração;
- permeabilidade: concretos de baixa qualidade podem ser permeáveis, o que faz com que a sua armadura sofra um processo de corrosão;
- dificuldade de aplicação direta: por necessitar de formas, é impossível aplicar concreto em regiões verticais e sobre cabeça.
Case de manutenção da caixa espiral de hidrelétrica com desgaste severo
Uma caixa espiral de hidrelétrica nos Estados Unidos apresentava desgastes nas paredes, no piso e no teto — toda a estrutura era feita de concreto. A área total era de 2.743 m².
O objetivo da manutenção foi reparar o desgaste e oferecer proteção extra para todo o interior da carcaça. Alguns testes com produtos concorrentes foram realizados, mas no teste de Pull off o Belzona apresentou o melhor desempenho, com 1.300 a 2.200 PSI, contra 100 e 250 PSI dos produtos concorrentes.
Deterioração do concreto.
Túnel revestido com 5811.
Reconstruindo o concreto com 4131.
Serviço concluído.
Quais produtos Belzona foram utilizados para a reparação?
Para recuperar desgastes abrasivos em toda a área afetada, foram usados grauths poliméricos Belzona da linha 4000. Graças à baixa densidade do produto, os reparos sobre cabeça foram feitos com rapidez e praticidade.
Após a recuperação do concreto, a caixa espiral da hidrelétrica foi revestida com Belzona 5811, que promove maior resistência à erosão.
Saiba mais sobre os produtos utilizados.
Belzona 4131
É um sistema de dois componentes que contém polímeros de alto peso molecular e oligômeros incorporados com uma mistura de agregados. Uma vez curado, esse produto oferece excelente proteção para o concreto contra os efeitos da abrasão, impacto e vibração.
Belzona 5811
É um sistema de dois componentes que pode ser aplicado com pincel ou spray. O objetivo é oferecer proteção para superfícies sob condições de imersão em contato com soluções aquosas. O Belzona 5811 oferece proteção de longa duração e é economicamente viável.
Por que foram utilizados grauths poliméricos na manutenção?
Os grauths poliméricos se apresentam como uma excelente solução para manutenção de equipamentos e estruturas que sofrem com problemas críticos.
Entre as vantagens na utilização dessa solução podemos listar:
- Baixo tempo de cura (as soluções Belzona série 4100 têm tempo de cura de uma hora para tráfego de pedestres)
- Elevada resistência à compressão
- Alta aderência a substratos antigos
- Alta resistência a impacto e vibração
- Alta resistência a abrasão
- Elevada resistência química
- Permite aplicações verticais ou sobre a cabeça, devido à sua baixa densidade
Quais foram os resultados obtidos?
O resultado obtido pela manutenção da caixa espiral de hidrelétrica com Belzona foi satisfatório. As escolhas feitas com base nas propriedades físicas e mecânicas da estrutura forneceram a garantia que o cliente necessitava e trouxeram mais resistência para a estrutura.
Hita: distribuidora oficial de Belzona
A Hita atende indústrias de todo o Brasil, em diferentes segmentos, e é pioneira em projetos de manutenção com polímeros Belzona.
Nossa equipe de engenheiros oferece todo o suporte técnico de que os clientes precisam, desde a escolha dos produtos para a manutenção até sua aplicação. Nosso objetivo é garantir que a solução escolhida seja bem aplicada e traga os efeitos desejados.
Para mais informações, entre em contato conosco.