A corrosão do aço ocorre quando há deterioração e destruição irreversível dos materiais que o compõem — e, por isso, ele perde as suas propriedades vitais.
Desde 1952 Belzona vem sendo pioneira no desenvolvimento de métodos de proteção contra corrosão para substratos de aço. Esse material tem um papel muito importante em indústrias de diversos segmentos, tendo propriedades benéficas como a resistência ao calor e à corrosão.
Ainda assim, equipamentos e ferramentas feitos de aço estão vulneráveis à corrosão e, por isso, devem ser protegidos. Essa proteção, além de manter a produtividade e aumentar a segurança dos processos, ajuda a indústria a economizar recursos. Acompanhe este artigo para saber mais sobre as soluções Belzona para a corrosão do aço.
Problemas comuns causados pela corrosão do aço na indústria
A corrosão altera a microestrutura do aço, tornando-o quebradiço e escamoso. Isso faz com que o material perca a sua resistência mecânica e ductilidade, prejudicando a vida útil das estruturas e reduzindo as possibilidades de utilização de ferramentas e equipamentos.
A corrosão do aço, então, pode causar danos graves e dispendiosos em indústrias. Por isso, é tão importante proteger os equipamentos contra esse fenômeno e reparar corretamente as estruturas danificadas.
Principais métodos de proteção contra corrosão em aço desenvolvidos por Belzona
Optar por métodos de proteção contra corrosão do aço é uma alternativa muito mais interessante. A seguir, conheça os revestimentos resistentes à corrosão para aço da Belzona!
Contra erosão e corrosão para aço
Os revestimentos epóxi de Belzona proporcionam resistência superior e oferecem excelente adesão ao aço em ambientes onde ocorre um alto nível de erosão, como acontece com bombas e bicos de aço para manuseio de fluidos.
Belzona 1321 (Ceramic S-Metal) tem excelente adesão a praticamente qualquer superfície rígida e, depois de totalmente curado, proporciona excelente resistência à corrosão, não mostrando sinais visíveis do fenômeno após 5 mil horas de exposição.
Já Belzona 1331 foi projetado especificamente como um revestimento pulverizável que proporciona resistência à erosão e corrosão sem causar desgaste indevido no equipamento de pulverização. Ele pode ser aplicado sobre superfícies de altas espessuras em uma única demão e com alta tenacidade e flexibilidade.
Belzona 1331 tem boa resistência química geral a ácidos diluídos, álcalis, hidrocarbonetos, solventes e aminas, e também oferece excelente resistência à erosão, não mostrando sinais de corrosão após pulverização com sal por 10 mil horas.

Proteção contra corrosão resistentes à temperatura para aço
É comum que equipamentos de aço funcionem sob condições quentes, o que significa que os revestimentos resistentes à corrosão também devem ser capazes de suportar altas temperaturas.
Os revestimentos epóxi resistentes ao calor da Belzona proporcionam a essas indústrias proteção contra corrosão para o aço.
Belzona 5892
Adequado para imersão em hidrocarbonetos e outras soluções aquosas, protege os equipamentos contra os efeitos da corrosão até 95 °C. Além disso, o epóxi de duas partes é aprovado pela WRAS e NSF/ANSI 61, o que significa que é adequado para imersão contínua em água potável quente. Isto o torna o método de proteção ideal contra corrosão do aço na indústria de bebidas.
Belzona 5892 também está aprovado para o contato com uma ampla gama de tipos de alimentos.
Belzona 1593
Para temperaturas ainda mais altas, Belzona 1593 oferece excelente proteção contra corrosão — com alto desempenho em testes agressivos, como o Teste de Imersão em Parede Fria Atlas Cell (procedimento A da NACE TM0174).
O produto não apresenta bolhas ou ferrugem mesmo após 6 meses de imersão contínua em água a 160 °C em ambientes industriais extremos.
Proteção contra corrosão resistentes à abrasão pesada para aço
Os substratos de aço também podem enfrentar forte abrasão, especialmente equipamentos de transporte de sólidos, como bombas de polpa, que transportam grandes volumes de partículas sólidas.

Os revestimentos compósitos de epóxi para reparo da série 1800 de Belzona oferecem proteção duradoura contra corrosão e abrasão, com diferentes produtos escolhidos dependendo do ambiente de trabalho:
- Belzona 1811: oferece proteção contra corrosão do aço sujeito à abrasão de partículas grandes;
- Belzona 1812: oferece a mesma proteção, sendo adequado para partículas mais finas;
- Belzona 1814: melhor custo benefício para áreas maiores de aplicação;
- Belzona 1813: método de proteção contra corrosão resistente à abrasão para aço em altas temperaturas, com adequação até 190 °C quando submetido a condições úmidas;
- Belzona 1818: apropriado para proteção emergencial contra corrosão devido à sua cura rápida e propriedades de tolerância à superfície, minimizando o tempo de inatividade.


Proteção contra corrosão resistente a produtos químicos para aço
Para substratos de aço com risco de ataque químico, especialmente equipamentos como impulsores de bombas e tanques, o revestimento epóxi Belzona 4311 (Magma CR1) é o principal revestimento resistente a produtos químicos para ataques químicos agressivos.
Ele adere muito bem a substratos rígidos e apresenta excelente resistência contra ácidos inorgânicos concentrados e álcalis, aprovado conforme ISO 2812-1.
Proteção contra corrosão tolerantes à superfície para aço
Em indústrias como Petróleo e Gás e Petroquímica, os equipamentos de aço podem ser expostos à contaminação por água ou óleo. Para fornecer proteção contra corrosão, as superfícies contaminadas que não podem ser limpas e secas devem ser revestidas com um revestimento epóxi tolerante à superfície que pode deslocar contaminantes, como Belzona 5831 (ST-Barrier).
A capacidade do revestimento ser aplicado e curado debaixo d’água garante que ele possa ser aplicado in-situ, reduzindo drasticamente o tempo de inatividade.
Outra solução é Belzona 5831LT, que pode ser aplicada em substratos de aço em temperaturas baixas até 5 °C, o que é particularmente benéfico para a indústria naval.
Case: Belzona repara e protege tubulações de água circulante
Em uma indústria do setor de energia, a tubulação de água não era substituída há mais de 30 anos, desde que a fábrica foi construída. Devido à corrosão, problemas de vazamento ocorriam frequentemente.

A medida inicial do cliente foi usar pedaços de madeira para vedar os pontos de vazamento e, depois, soldar placas de aço ao redor deles. Mas essa abordagem não foi capaz de solucionar o problema. Foi então que a empresa procurou as soluções Belzona.
O primeiro passo foi a aplicação de Belzona 1111 para reparar vazamentos na tubulação. Depois, os pedaços de madeira nos mais de 200 pontos de vazamento originais foram serrados e colados com placas de aço.
Por fim, foram aplicadas duas demãos de Belzona 5811:



Caso o cliente optasse pela substituição de toda a tubulação, isso traria custos significativos, devido à necessidade de um diâmetro maior e o fato de o processo de substituição envolver também o trabalho de engenharia civil.
Por isso a solução com Belzona foi escolhida. Ela abordou de forma abrangente o problema de corrosão do oleoduto por dentro, ao mesmo tempo, em que melhorou sua resistência à corrosão, reduzindo significativamente o custo geral do projeto e o tempo de serviço.
Conheça mais das soluções Hita Belzona
A Hita é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil e há quase 30 anos oferece soluções de ponta a ponta para indústrias de diferentes setores.
A equipe da empresa é formada por engenheiros experientes, que, além do diagnóstico de cada caso, propõem as melhores soluções e acompanham toda a sua execução, garantindo um serviço de alta qualidade.
Entre em contato e encontre soluções personalizadas de Belzona para a sua indústria!