O processo de bombeamento de fluidos e sólidos coloca o equipamento sob esforço constante.

A consequência disso são processos de corrosão e erosão nos componentes principais das bombas, tais como impulsores, câmaras e eixos. 

Divisores de fluxo, anéis de desgaste e carcaças precisam ser monitorados antes que causem problemas mais graves ao funcionamento e desempenho da bomba.

Inicialmente, os danos levarão a superfícies ásperas e irregulares, o que aumentará o atrito e acarretará redução da eficiência do sistema, bem como aumento dos custos de operação.

No entanto, se não enfrentados a tempo, os problemas de corrosão-erosão podem colocar em risco a integridade dos componentes causando, em última análise, falha do equipamento.

Ao mesmo tempo em que a substituição pode ser uma solução óbvia, ela é normalmente associada a altos custos e a semanas ou até meses de trabalho. 

Por outro lado, trabalho a quente, incluindo soldagem e sobreposição de solda, pode causar estresse térmico no equipamento e criar problemas com a corrosão galvânica.

Mas, o mais importante, nenhuma solução vai resolver o problema. Por esta razão, um número crescente de operadores de bombas está preferindo as tecnologias poliméricas de cura a frio para reparar e proteger seus equipamentos.

Neste artigo, você conhecerá os problemas mais comuns em bombas, incluindo as bombas centrífugas. Apresentamos também as principais soluções e mostramos como os inovadores produtos Belzona podem auxiliar nestes casos. Boa leitura!

Principais motivos de desgaste nas bombas centrífugas

O desgaste é a causa mais comum de problemas em bombas centrífugas. Ele ocorre naturalmente, e, sem a manutenção adequada, esse processo pode se acelerar e causar danos mais cedo.

Entre os danos mais comuns neste tipo de equipamento estão a erosão e corrosão, quase sempre consequências de fatores inerentes ao seu processo como temperatura, pressão do fluido, ataque químico e abrasividade.

Também é comum que esses equipamentos deixem de bombear por queima, vazamento de gaxetas ou danos ao selo mecânico.

Quando o aquecimento dos rolamentos sofrem danos, a bomba, além de ter o funcionamento prejudicado, pode vibrar e apresentar ruídos.

Quais são as soluções indicadas para cada tipo de problema?

As soluções para os problemas nas bombas centrífugas variam de acordo com o problema e as especificidades do equipamento.

Nos casos de desgaste, o ideal é fazer a manutenção preventiva para evitar que ele aconteça de forma exagerada. Para isso, é preciso trocar peças problemáticas antes de uma pane.

No entanto, ainda existem outros problemas comuns às bombas. Saiba quais são eles e como as soluções Belzona auxiliam na resolução.

Cavitação

Bombas que lidam com fluidos de alta velocidade podem sofrer cavitação. Caso não seja tratada adequadamente, pode causar diversos problemas como: falha na carcaça da bomba, destruição do rotor, vibração excessiva, maior consumo de energia e diminuição do fluxo e/ou da pressão. 

A Belzona oferece uma combinação de revestimentos cerâmicos e revestimentos de poliuretano resilientes que oferecem proteção excepcional contra corrosão e cavitação.

Resistência à abrasão

Ao serem deixados desprotegidos, os equipamentos que operam em situações de desgaste pesado – como lodo, lama ou bombas de esgoto – podem resultar em reparos ou substituição, gerando custos à indústria. Os revestimentos da série Belzona 1800 oferecem uma excelente resistência contra a abrasão severa para bombas e impulsores.

Resistência química 

O manuseio de produtos químicos corrosivos, ácidos e álcalis, presentes no manuseio das bombas, tendem a gerar degradação e deterioração da eficiência das bombas. Os resultados são um baixo desempenho, altos custos operacionais e menor vida útil do equipamento. 

Para proteção contra os efeitos do ataque químico em várias concentrações, os revestimentos da série Belzona 4300 são livres de COV, o que reduz os riscos de saúde e segurança durante a aplicação.

Como as soluções Belzona podem auxiliar na manutenção de bombas?

Belzona oferece uma ampla variedade de produtos para reparos, proteção e melhoria de desempenho para bombas em geral, inclusive bombas centrífugas.

Séries com alta capacidade para reconstruir perda de metal e restaurar o perfil original dos componentes da bomba, reforçando a proteção necessária para não haver reincidência de danos e o funcionamento volte ao normal rapidamente. 

Graças a tecnologia de polímeros, utilizada nas soluções Belzona, é possível fornecer uma camada altamente protetora, evitando a deteriorização futura do equipamento e prologanando a sua vida útil.

Belzona série 1100

Série de produtos compostos de reconstrução de grau pastoso, que proporcionam excelente adesão a qualquer substrato metálico. Estes sistemas 100 % sólidos, dessa forma não encolhem, expandem ou distorcem durante a aplicação ou cura.

Belzona série 1200

Composto por materiais de reconstrução de cura rápida, emergencial, cola para reparos in situ em superfícies contaminadas com óleo ou molhadas.

Belzona série 1300

Composto por materiais de reconstrução e revestimento de alto desempenho para reparar substratos afetados por corrosão-erosão severa, fornecendo uma solução a longo prazo em condições de operação exigentes.

Série Belzona 1800

Ideal para revestimentos resistentes à abrasão. A série é composta por materiais compósitos, ultra resistentes e que incorporam agregados cerâmicos. Além disso, são resistentes à abrasão para reparação e proteção de equipamentos que sofrem de abrasão.

Série Belzona 2100

Contendo elastômeros resistentes à abrasão e cavitação. Os elastômeros de poliuretano são flexíveis para o revestimento de áreas de alta pressão, localizadas onde é necessário haver resistência à abrasão, cavitação, erosão e corrosão.

Série Belzona 4300

Ideal para revestimentos à química e revestimentos resistentes a produtos químicos, funcionando para proteção a longo prazo e também contra uma ampla gama de produtos químicos agressivos.

Conheça os produtos Belzona mais utilizados para reparos em bombas centrífugas

Belzona 1311

Projetado especificamente para reconstrução de todo tipo de dano causado por erosão-corrosão, esse produto consegue melhorar o desempenho e a eficiência de superfícies de metal deterioradas.

Belzona 1321

Baseado em partículas de aço e cerâmica resistentes à corrosão unidas por um polímero líquido reativo quimicamente, esse produto oferece excelente proteção para superfícies metálicas sujeitas a erosão-corrosão.

Belzona 1341

Apropriado para o contato com água potável, permite que a água deslize, minimizando o desgaste por abrasão, pois possui uma mistura encapsulada de elementos lubrificantes. Pode reduzir o consumo de energia, aumentar a eficiência, diminuir o custo de manutenção e melhorar a performance hidrodinâmica. 

Belzona 1151

Produto com polímeros reativos, em semi-pasta de dois componentes baseado na mistura de uma liga de aço. É projetado para reconstrução de pites superficiais em substratos metálicos de até 0,25 polegadas (6 mm) de profundidade.

Case: recuperação e proteção de bombas centrífugas

As bombas de uma indústria química de especialidades para papel sofriam com desgastes que vinham de cavitação e abrasão, associadas a ataque químico.

Voluta antes do serviço

A expectativa da empresa era de um processo de reparo que durasse menos tempo do que a substituição dos equipamentos.

A Hita propôs a aplicação dos produtos Belzona 1311 e Belzona 1321. Em algumas bombas, foi necessário o uso de bandagem com tela para reconstrução de perfil.

Voluta após jato abrasivo, mostrando abertura de pits e furos.

   

Depois foi aplicado Belzona 1311 para reconstrução e Belzona 1321 como revestimento – todas as aplicações foram feitas manualmente.

Revestimento finalizado com Belzona 1311 e bomba pronta para entrega ao cliente com pintura externa

A solução excedeu a expectativa do cliente quanto ao prazo de entrega e à qualidade do reparo. Somando a retirada da bomba, o transporte, o serviço e o retorno dos equipamentos, o prazo total foi de menos de uma semana.

Fale com um especialista da Hita

A Hita é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil, com atuação em todo o território nacional e considerada um distribuidor-modelo pela empresa.

O nosso time de especialistas está sempre à disposição para tirar as suas dúvidas, ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua indústria e garantir a utilização correta dos produtos Belzona.

Entre em contato conosco.

Gostou deste artigo sobre manutenção de bombas centrífugas? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?