As crescentes demandas, por parte do meio ambiente, protagonizadas sobretudo pelas mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, têm mobilizado empresas de todo o mundo a implantar ações de responsabilidade social.

A adoção de um pacto global em prol da causa, tem mobilizado cada vez mais empresas a adotarem práticas mais sustentáveis, que visam a construção de um futuro sustentável e responsável, que vão além dos interesses financeiros.

Nesse artigo, você vai entender como os produtos Belzona ajudam a sua empresa a se tornar mais sustentável, causando menos impacto no meio ambiente e evitando desperdício de recursos.

Boa leitura!

Qual é o papel das empresas na preservação ambiental?

A preocupação com a preservação ambiental é uma luta de todos, sejam eles entes públicos, privados ou sociedade civil.

Entretanto, as indústrias tendem a ser mais cobradas, sobretudo pelo potencial de risco inerente às suas operações, sendo legalmente penalizadas em caso de descumprimento.

No ponto de vista da governança, cada vez mais empresas têm desenvolvido ações internas e externas de estímulo às práticas de conservação e sustentabilidade ambiental.

Alguns exemplos disso são o estímulo ao uso e descarte consciente do plástico, o crescente investimento em energia limpa, o investimento em tecnologias para captação e reaproveitamento da água e todo o seu ciclo de consumo, a exemplo do tratamento de efluentes, bem como a crescente adoção pelo uso de produtos que não agridem o meio ambiente, a exemplo dos produtos Belzona, utilizados em todo o mundo para manutenção industrial

Práticas ESG: ganhos para a empresa e para a natureza

O conceito de ESG está relacionado a práticas que reduzem o impacto das atividades industriais, buscando o equilíbrio entre três pilares: aspectos ambientais, sociais e de governança.

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Nos critérios de ESG estão previstos padrões que avaliam as práticas sustentáveis das empresas e quão relevantes é a redução dos impactos causados pelas suas operações. 

As organizações que seguem esses padrões só têm a ganhar. Afinal, já faz algum tempo que a sociedade vem cobrando esse tipo de ação das empresas, pois as pessoas estão preocupadas com o futuro do planeta. Assim, a empresa consegue estreitar laços com o seu público, fortalecendo a sua imagem e agregando valor à marca.

Sem dúvidas, a adoção de práticas do ESG, por parte das empresas, tem impacto positivo para além da imagem e reputação. A iniciativa pode gerar bons resultados no aspecto financeiro, tendo em vista a possibilidade de economia de recursos financeiros.

A iniciativa é também vista com bons olhos por investidores, pelo seu potencial de agregar valor e destacar-se pelos diferenciais competitivos.

Saiba como os produtos Belzona auxiliam empresas a preservar o meio ambiente

O objetivo da Belzona é reparar e proteger equipamentos industriais com compostos poliméricos à base de epóxi. Esse tipo de manutenção, comprovadamente reduz o tempo de inatividade das empresas e o alto custo de reposição destes equipamentos.  

Com isso, as máquinas e as estruturas são preservadas, evitando a sua degradação e o descarte precoce.

Acreditamos que, através da redução do descarte e prolongamento da vida útil dos equipamentos e estruturas industriais, ou ainda, através do aprimoramento das suas características originais dos equipamentos, a exemplo do ganho de eficiência energética, através de revestimentos protetivos é possível contribuir para a preservação do meio ambiente.

Ainda nessa perspectiva, além de promover o melhoramento das características originais de um equipamento ou estrutura, é possível também protegê-lo preventivamente, evitando seu desgaste precoce; combater danos e desgastes, mitigando sua propagação e evitando comprometimento da estrutura.

Pensando nisso, Belzona desenvolveu uma série de produtos voltados para reparos e conservação de estruturas industriais. Saiba mais sobre cada uma das linhas disponíveis.

Série 1000

A série 1000 dos produtos Belzona é voltada para o reparo e para a proteção de máquinas e equipamentos. Assim, a empresa consegue evitar o descarte prematuro dessas estruturas, por meio da sua recuperação e proteção.

Série 2000

A série 2000 é composta por polímeros elastoméricos, indicados para revestimentos resistentes à abrasão e para o reparo e proteção de componentes flexíveis.

Com os produtos Belzona série 2000, as estruturas industriais se tornam mais resistentes à abrasão e aos efeitos do tempo, o que evita o seu desgaste. Além disso, os revestimentos podem tornar os equipamentos mais eficientes e melhorar o seu desempenho.

Série 3000

As membranas poliméricas da série 3000 são sistemas de impermeabilização para o reparo e para a proteção de edifícios e estruturas. O objetivo desses produtos é evitar a degradação e o desgaste prematuro desses equipamentos, por meio da sua recuperação e proteção, evitando danos e paradas para manutenção.

Série 4000

Os polímeros magma da série 4000 reparam e protegem estruturas de concreto que estão sujeitas a abrasão, impacto e ataque químico, preservando a sua integridade por mais tempo.

Assim, a empresa evita o descarte prematuro de equipamentos e gastos com reposições.

Série 5000

A série 5000 é composta por polímeros, indicados para a proteção contra ataque físico, químico e bacteriano em diversos tipos de ambientes. Assim como os demais produtos, conserva os equipamentos e evita o seu desgaste precoce, diminui as necessidades de manutenção e melhora a performance das máquinas e de algumas estruturas.

Conte com a Hita Belzona para ajudar a sua empresa nessa missão

Hita é representante oficial dos produtos Belzona no Brasil, considerada um distribuidor-modelo pela marca.

A empresa oferece soluções tecnológicas e com excelente custo-benefício para manutenção industrial, não só indicando os produtos Belzona mais adequados para cada caso, mas garantindo a sua correta utilização por meio da prestação do serviço de aplicação ou consultoria para a sua equipe.

Entre em contato conosco.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário