A indústria de energia eólica está em constante evolução
O uso de recursos renováveis é uma forma inovadora e sustentável de gerar energia. Em comparação aos recursos oriundos de combustíveis fósseis, o processo de geração de energia a partir de recursos renováveis é muito mais benéfico para o meio ambiente. Em particular, a energia eólica tem sido uma forma cada vez mais crescente de energia renovável, com a capacidade global aumentando ano após ano. Com o crescimento do uso da energia eólica como fonte de energia, surge a necessidade de manutenção das próprias turbinas eólicas. Portanto, ter um revestimento de proteção de bordas de alta qualidade e de fácil aplicação nunca foi tão importante para acompanhar a demanda desta indústria em crescimento.
Proteger as bordas de ataque das turbinas é essencial
Agentes externos, como luz solar intensa, chuva, neve, granizo, poeira e sujeira, podem causar danos graves às turbinas eólicas – principalmente na borda de ataque da turbina. A erosão e os danos por impacto da ponta podem levar à criação de superfícies irregulares nas lâminas, o que pode diminuir o desempenho e a eficiência delas e, como resultado, reduzir a produção de energia das turbinas eólicas a longo prazo.
Os danos às bordas de ataque de uma pá de turbina podem diminuir a produção anual de energia, com perdas de energia que variam entre 4% a 20% quando o dano é agudo. Proteger as pontas é, portanto, essencial para garantir a eficiência aerodinâmica e a produção de energia. Existem várias soluções existentes, como fitas elastoméricas e pinturas em gel, no entanto, esses métodos são muitas vezes difíceis de aplicar in-situ, são sensíveis a fatores ambientais e requerem várias camadas.
A bordas de pás de turbinas eólicas: Belzona 5721
Belzona investe continuamente em pesquisa, testes e desenvolvimento de novas soluções para problemas críticos das industrias. Abordamos anteriormente, no post Revestimento de Pá eólica em campo, revestimentos protetivos realizados com Belzona 1341.
A Belzona formulou recentemente uma nova solução especificamente para Proteção de bordas. Belzona 5721 é um revestimento de dois componentes, ideal para aplicações em campo devido ao seu rápido tempo de cura de 30 minutos e capacidade de ser aplicado com pincel em uma única demão. O sistema também oferece excelente adesão ao Plástico Reforçado com Vidro (GRP) e proteção UV contra degradação.
Uma aplicação recente bem-sucedida
Belzona 5721 foi recentemente aplicado em uma estação de energia eólica do Reino Unido, em Yorkshire, para reparar e proteger as bordas de ataque danificadas de uma turbina eólica. As lâminas foram protegidas previamente com fitas; no entanto, eles começaram a descascar e foi detectada uma área erodida através da fita protetora.
Para a aplicação do compósito de reparo, as pás foram, neste caso, retiradas da turbina e posicionadas no solo. A fita existente foi completamente removida e a superfície lixada e limpa de quaisquer detritos ou contaminantes. Belzona 5721 foi então misturado e aplicado com pincel a uma faixa de 20 cm (7,9 pol.). O revestimento foi então posto para curar, completando a aplicação simples.
Embora essa aplicação tenha sido efetuada no solo, o principal benefício da aplicação do produto é que ela pode ser realizado diretamente no bordo de ataque, sem remover as pás da turbina.
Tendo usado outras soluções Belzona anteriormente para outras áreas da manutenção de turbinas eólicas, o operador continuou a se impressionar com a durabilidade e o desempenho de alta qualidade das soluções. Esta aplicação foi um processo rápido e simples, o que significa que o tempo de inatividade foi reduzido ao mínimo, permitindo que o equipamento voltassem a funcionar logo após a aplicação. Confira:
Além da Belzona 5721, Belzona oferece uma série de soluções para parques eólicos.
Fonte: Belzona (adaptado)