Usado para retirar a casca das toras, o descascador está entre as peças de maquinário mais robustas que operam na indústria de papel e celulose , facilitando o processamento de alto volume em um estágio inicial do processo de fabricação de papel.
O processo de descascamento lida com várias toras ao mesmo tempo, combinando:
- Uma fase de tambor úmido – onde as toras entram em um ciclo com água, projetado para soltar e amolecer a casca ao redor.
- Um ciclo de tambor a seco – esfolia a casca, separando os materiais para tratamento posterior.
Ao todo, esse método cria um ambiente incrivelmente abrasivo, desgastando progressivamente os componentes da máquina.
Desgaste severo e abrasão
Uma fábrica de papel polonesa, operada pela Stora Enso, estava sofrendo exatamente com esse problema, pois as placas de proteção de aço endurecido estavam se desgastando a uma taxa de 2-3 mm por ano. Cada tora pesava em média 170 kg, impressionando com tensões estáticas e dinâmicas significativas e causando abrasão severa no equipamento. A Stora Enso precisava de uma solução para prolongar a vida útil do equipamento. No entanto, se o problema não fosse resolvido durante o período de manutenção planejado, o cliente estava arriscando uma parada da planta e um tempo de inatividade que poderia custar caro.
Lidando com o dilema do descascador
A fábrica contatou o distribuidor local Belzona, para obter mais orientações sobre a situação. Tendo completado uma série de aplicações para o moinho anteriormente, eles especificaram uma solução resistente à abrasão que, crucialmente, poderia ser aplicada a frio dentro do período de manutenção designado.
Aplicando a Proteção
Oito técnicos realizaram a aplicação ao longo de seis dias. Isso incluiu a preparação completa da superfície do tambor úmido e seco por jateamento de areia. Inicialmente, os tambores de aço foram revestidos com Belzona 1321 (Ceramic S-Metal) , um revestimento epóxi preenchido com cerâmica, projetado para combater ambientes altamente erosivos. Como medida final, eles instalaram uma barreira protetora de Belzona 1811 (Ceramic Carbide) . Incorporando agregados cerâmicos resistentes à abrasão, este sistema foi escolhido para fornecer ao descascador características de resistência ao desgaste e à abrasão de longo prazo, aliviando os problemas enfrentados atualmente pelo descascador.
Essa grande aplicação simplifica a visão de manutenção na indústria de celulose e papel, ao tornar possível efetuar um reparo de alta complexidade, com segurança, reduzindo custo de manutenção e inatividade da planta. Esta solução é adequada para muitos tipos de processamento de madeira de fábricas de papel ou celulose, que têm um tambor descascador sofrendo de abrasão e desgaste semelhantes.
Fonte: Belzona (adaptado)