Apesar de ser uma fenômeno natural, na indústria, o processo de corrosão pode trazer grandes prejuízos ao atacar equipamentos e, assim, colocar em risco o seu pleno funcionamento e a segurança das pessoas que trabalham na planta.

Neste artigo, você vai conhecer as soluções Belzona para corrosão de metais nas indústrias e conferir um exemplo real de aplicação desses produtos. Continue lendo!

Quais são os impactos da corrosão de metais para os equipamentos de uma indústria?

A corrosão de metais é um problema que pode ser bastante perigoso para a indústria. Nos casos mais graves, ela pode causar até o colapso de edifícios e pontos, o rompimento de oleodutos e vazamentos em fábricas de produtos químicos.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que a equipe faça manutenções preventivas e esteja sempre atenta aos primeiros sinais da corrosão nos equipamentos metálicos. Assim, as providências de recuperação podem ser tomadas o quanto antes, evitando situações graves.

Como combater a corrosão de metais na indústria?

A corrosão de metais na indústria pode ser evitada com algumas ações preventivas, como realização de manutenções preventivas e preditivas e limpezas periódicas.

No entanto, quando o problema já está instalado, é preciso buscar soluções para o seu combate. O mais indicado é usar compósitos de reparo Belzona e revestimentos epóxi, que são uma solução econômica e eficaz para reparar e impedir a corrosão de metais nas indústrias.

Confira as soluções Belzona para corrosão de metais

A seguir, você vai saber mais sobre as principais soluções de Belzona para o processo de corrosão na indústria.

Belzona 1211

Belzona 1211, também chamado de E-metal, é um sistema à base de polímero que oferece um resultado superior aos reparos convencionais. Ele tem um desempenho extraordinário porque combina melhor adesão, maior resistência ao calor e à umidade, e a ausência de odores desagradáveis.

Ele pode ser aplicado em:

  • pistões riscados;
  • roscas danificadas;
  • tanques com vazamento;
  • dutos partidos;
  • mancais;
  • juntas de plástico.

Belzona 1111

Belzona 1111, conhecido como Super Metal, é um composto de reparo dividido em duas partes, utilizado para reparar e recapear metais. Ele é feito à base de epóxi e reforçado com liga de aço silício, sem solventes.

Fácil de misturar e aplicar, não exige ferramentas especiais para a sua aplicação, além de ser resistente a uma vasta gama de produtos químicos.

Belzona 1111 pode ser aplicado em:

  • reparo de rachaduras e furos em carcaças de motores e bombas, tubulações, tanques e outros equipamentos;
  • ressurgimento de superfícies de metal sem caroço;
  • reparo de eixos danificados e cilindros hidráulicos;
  • reparo de flange in situ;
  • adesivo estrutural de alta resistência para fixação de metais;
  • criação de calços com carga irregular e reforma de mancais de rolamentos.

Belzona 1321

Baseado em partículas de aço e cerâmica resistentes à corrosão unidas por um polímero líquido reativo quimicamente, Belzona 1321 oferece excelente método de proteção para superfícies metálicas que estão sujeitas à erosão-corrosão.

Case: corrosão grave por pite em uma planta petroquímica

Em uma planta petroquímica no Texas, nos Estados Unidos, várias áreas de tubulações de aço estavam sofrendo forte corrosão de metais.

A situação era grave e causou o estreitamento das paredes do tubo em muitas áreas. Em outro pedaço, chegou a destruir completamente a parede, o que causou vazamento.

O primeiro passo para o reparo foi interromper o vazamento ativo. Para isso, utilizou-se Belzona 1211, um compósito de reparo de metal à base de resina epóxi e de rápida cura. Essa solução pode ser usada tanto para reparos permanentes como de emergência e cura em temperatura ambiente sem envolver trabalho a quente.

Depois de sanado o vazamento, os buracos nos tubos foram preenchidos com Belzona 1111, outra solução com cura em  temperatura ambiente, que não envolve trabalho a quente nem oferece riscos para a saúde e segurança das pessoas, por ser isenta de solventes.

Corrosão em um dos tubos
Corrosão em um dos tubos
Preenchimento dos  buracos nos tubos com Belzona 1111
Preenchimento dos buracos nos tubos com Belzona 1111

Case: corrosão por pite e corrosão bimetálica em indústria HVAC

Trocadores de calor são equipamentos comuns em indústrias HVAC — heating, ventilating and air conditioning, sigla que em português foi traduzida para AVAC.

Em uma instalação no Canadá, um trocador de calor estava sofrendo corrosão por pite e corrosão bimetálica, o que resultava em vazamento.

Para o reparo, Belzona 1111 foi aplicado nas superfícies das folhas dos tubos e tampas de extremidades para preencher os buracos causados pelos danos.

Em seguida, foi utilizado Belzona 132, um revestimento epóxi preenchido com cerâmica e projetado para fornecer resistência à erosão e corrosão de superfícies metálicas.

O revestimento polimérico multifuncional utilizado no reparo protege o trocador de calor da corrosão bimetálica e por pite ao mesmo tempo, oferecendo, ainda, resistência a uma gama de produtos químicos.

Aplicação de revestimento polimérico concluída
Aplicação de revestimento polimérico concluída
Corrosão em trocador de calor
Corrosão em trocador de calor

Conheça a Hita, distribuidora oficial de Belzona

A Hita é distribuidora-modelo de Belzona no Brasil e atende a todo o território nacional. O nosso time é composto de especialistas preparados para ajudar você desde a escolha das técnicas de reparo industrial mais adequadas até a aplicação de produtos para garantir que eles estão sendo utilizados da melhor maneira possível.
Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Deixe um comentário