Os vasos de pressão são estruturas presentes em quase todos os processos industriais. Eles servem para armazenar gases sob alta pressão, acumular gases e líquidos e processá-los quando o processo de transformação exige que as condições sejam feitas sob pressão.

Como o nome indica, essas estruturas estão sujeitas a grandes pressões internas, por isso, precisam de cuidados específicos na sua construção, montagem e manutenção, especialmente porque os vasos de pressão costumam ter custos elevados, o que torna ainda mais importante a sua conservação e o prolongamento da sua vida útil.

Neste artigo, além de conhecer a classificação dos vasos de pressão, você vai entender o que diz a Norma Regulamentadora nº 13  e conhecer as soluções de Belzona para manutenção dessas estruturas.

Acompanhe!

Como são classificados os vasos de pressão e quais são as aplicações?

Os vasos de pressão são divididos em diferentes tipos e classificações. Afinal, a depender de cada aplicação, é preciso tomar diferentes precauções.

Alguns deles podem ser expostos a chamas ou altas temperaturas, quando colocados próximos a fornos e caldeiras. Outros, por sua vez, não estão expostos a chamas, mas sujeitos a altos níveis de pressão e temperatura, como é o caso dos reatores da indústria nuclear e torres de destilação fracionada em indústrias petroquímicas.

Conheça, a seguir, a classificação dos vasos de pressão.

Classe A

São os vasos de pressão que estão expostos a combustíveis em geral, como acetileno, hidrogênio e gases tóxicos ou inflamáveis.

Classe B

Os vasos de pressão classe B são aqueles que estão expostos a temperaturas menores que 200 °C.

Classe C

Já os vasos de pressão classe C são aqueles que recebem vapor d’água e fluidos relacionados ao ar, como ar comprimido, ar simples e alguns gases asfixiantes.

Classe D

Por fim, os vasos de pressão classe D recebem todos os gases e fluidos que não foram citados nas outras classes.

NR-13: entenda o que diz a norma a respeito dos vasos de pressão

A NR-13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor e vasos de pressão. Suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Tanto as caldeiras quanto os vasos de pressão são equipamentos de grande utilidade em diversos processos industriais. No entanto, em virtude de sua operação sob pressão, e no caso das caldeiras, também sob calor, podem ser causas de graves acidentes. Por esse motivo, seu projeto, instalação, operação e manutenção devem seguir rígidos procedimentos de segurança.

Constitui condição de Risco Grave e Iminente – RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador, especialmente:

  • Operação de equipamentos abrangidos por esta NR sem os dispositivos de segurança previstos;
  • Atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras;
  • Bloqueio de dispositivos de segurança de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, sem a devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento;
  • Ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira;
  • Operação de equipamento enquadrado nesta NR com deterioração atestada por meio de recomendação de sua retirada de operação constante de parecer conclusivo em relatório de inspeção de segurança, de acordo com seu respectivo código de projeto ou de adequação ao uso;
  • Operação de caldeira por trabalhador que não atenda aos requisitos estabelecidos no Anexo I desta NR, ou que não esteja sob supervisão, acompanhamento ou assistência específica de operador qualificado.

Revestimentos Belzona que auxiliam na proteção de vasos de pressão

Como você viu no início do artigo, os vasos de pressão são estruturas de alto custo e risco, caso não tenham a manutenção adequada. Por isso, é tão importante investir em manutenção e prolongar a sua vida útil.

Belzona se propõe ao desafio constante de desenvolver soluções para problemas recorrentes na indústria, não solucionados pela concorrência. No mundo inteiro, soluções de cura rápida, realizadas através dos polímeros de alta performance Belzona, devolvem a essas indústrias a possibilidade de adequar sua rotina de manutenção com a alta produtividade.


Dentre as soluções para este segmento, podemos destacar o Belzona SuperWrap II, sistema de reparo compósito, desenvolvido em conformidade com os padrões internacionais ISO 24817 e ASME PCC2 para fornecer uma alternativa à soldagem e com redução de tempo de inatividade.O sistema de reparo Belzona SuperWrap II foi desenvolvido para envelopamento e reparos localizados de dutos, constituindo uma alternativa à substituição de substratos metálicos defeituosos e, ao mesmo tempo, oferecendo força e resistência superiores contra a corrosão e o ataque químico.

Belzona é referência mundial na fabricação de polímeros e vem desenvolvendo produtos cada vez mais tecnológicos para manutenção de vasos de pressão e outras estruturas industriais.

A seguir, conheça outros produtos bastante usados para proteger e prolongar a vida útil dos vasos de pressão.

Belzona 1391T

Belzona 1391T é um sistema de revestimento de dois componentes para altas temperaturas, projetado para operar sob imersão contínua em temperaturas elevadas (até 120 °C).

O produto oferece excelente resistência a uma ampla gama de soluções aquosas, hidrocarbonetos e produtos químicos.

Livre de solventes, Belzona 1391T pode ser aplicado com ferramentas simples e tem rápida cura, permitindo que as aplicações sejam feitas de forma eficaz e tomando o mínimo de tempo de inatividade.

Estes são os principais benefícios oferecidos por Belzona 1391T:

  • excelente resistência à erosão e à corrosão;
  • redução de riscos à saúde e segurança;
  • boas propriedades de isolamento elétrico;
  • alta resistência à compressão;
  • aplicação em temperatura ambiente, eliminando o trabalho a quente;
  • não encolhe, expande ou distorce.

Belzona 1111 (Super Metal)

Belzona 1111, conhecido como Super Metal, é um composto de reparo de duas partes, utilizado para o reparo e para o recapeamento metálico. Feito à base de resina epóxi e reforçado com liga de aço silício, ele não corrói e é resistente a uma ampla gama de produtos químicos.

Belzona 1111 (Super Metal) é fácil de aplicar e não exige ferramentas especializadas para isso.

Estes são os seus principais benefícios:

  • cura à temperatura ambiente;
  • elimina o trabalho a quente;
  • reduz os riscos à saúde e segurança, pois é livre de solventes;
  • não encolhe, expande ou distorce;
  • tem excelente aderência a metais e materiais naturais e sintéticos, incluindo vidro e madeira;
  • excelente resistência química e à corrosão;
  • bom isolante elétrico.

Case: recuperação de vasos de pressão com processo de corrosão interna

Uma indústria de São Paulo enfrentava problemas em seus vasos de pressão, que necessitavam de solução para o processo de corrosão interna na parte inferior, causada pela emulsão de água e óleo.

Imagem: Vasos a serem recuperados.

Para isso, foram usados os produtos Belzona 1111 (Super Metal) e Belzona 5892.

Depois de feita a limpeza da superfície, foi realizada uma medição de salinidade para garantir o procedimento de aplicação.

Imagem: vasos lavados e descontaminados.

Em seguida, a superfície foi preparada com jateamento abrasivo seco a metal quase branco, seguindo os padrões pré-definidos pela equipe técnica.

Imagem: jateamento abrasivo sendo realizado.

A recuperação das áreas desgastadas foi feita com Belzona 1111 e, em seguida, iniciado o revestimento da parte inferior dos vasos de pressão com Belzona 5892.  

Imagem: aplicação da segunda demão do Belzona 5892.

Saiba mais sobre a experiência de mercado da Hita

A Hita é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil, sendo considerada pela marca um distribuidor-modelo. Com quase 30 anos de existência, a empresa já atendeu parceiros e indústrias de diversos segmentos, como mineração, siderurgia, óleo e gás, petroquímica, naval, saneamento, açúcar e álcool, geração de energia, alimentos, entre outros.

Além de especificar as melhores soluções para cada situação, a equipe da Hita atua para garantir a sua correta aplicação, oferecendo treinamentos para equipes internas dos clientes ou o serviço de aplicação dos produtos Belzona.

Fale com um dos consultores para saber quais soluções a Hita pode oferecer à sua indústria.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Segurança do trabalho em plataformas offshore: saiba como garantir

Deixe um comentário