A manutenção industrial é o conjunto de ações praticadas para garantir a vida útil dos equipamentos de uma indústria e a sua produtividade, além da segurança das pessoas envolvidas na operação.

Existem diferentes tipos de manutenção, cada um com sua indicação e suas especificidades. Neste artigo, você vai saber mais sobre quais os tipos de manutenção industrial e entender como as soluções Belzona podem contribuir com rotinas mais eficientes e seguras.

Os principais tipos de manutenção industrial

De forma geral, podemos dizer que os objetivos da manutenção industrial, como você já viu no início do artigo, são a garantia do bom funcionamento e da vida útil dos equipamentos e das estruturas de uma indústria, além da segurança das pessoas que atuam no chão de fábrica.

No entanto, cada rotina de manutenção pode ter objetivos mais específicos, a depender de cada situação. Em alguns casos, por exemplo, a manutenção pode ser feita para corrigir falhas, substituir peças danificadas ou até mesmo para otimizar o desempenho de um equipamento.

Conheça, a seguir, os principais tipos de manutenção industrial e a importância da manutenção de equipamentos.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva funciona como um monitoramento da rotina de uma indústria, e o seu principal objetivo é reduzir as probabilidades de falhas, desgastes e danos. Por isso, ela busca eliminar irregularidades que podem evoluir para falhas e panes.

Esse tipo de manutenção permite identificar problemas precocemente, ainda antes que eles se tornem prejudiciais para o funcionamento da empresa. Alguns de seus processos são análises de vibração e temperatura, ultrassom e tomografia.

A base da manutenção preditiva são a coleta de dados e sua análise, além da verificação contínua do desempenho das máquinas.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela que tem o objetivo de corrigir uma falha depois que ela acontece para restaurar a capacidade de produção de um equipamento. Por ser uma manutenção não programada, ela é a menos desejada pelos gestores de indústrias – afinal, as paradas não planejadas trazem grandes prejuízos financeiros e diminuem a produtividade de todo o time.

Esse tipo de manutenção industrial normalmente está associado a altos custos, a atrasos na produção e à falta de estoque de peças.

Por isso, o ideal é que ele seja evitado. A melhor forma de fazer isso é adotando uma rotina de manutenção preventiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva inclui o planejamento de revisões nos equipamentos da indústria para diminuir as chances de falhas e degradações, que colocam em risco o funcionamento da empresa e a segurança das pessoas que ali trabalham.

Mas, além disso, a manutenção preventiva traz outros benefícios para o negócio, como a otimização de recursos, o aumento da vida útil dos equipamentos, a prevenção de acidentes e a melhoria na qualidade dos processos.

Alguns exemplos de manutenção preventiva são as rotinas de revisão de máquinas, lubrificações periódicas e calibração de instrumentos.

A importância de ter produtos multipotenciais e um atendimento consultivo especializado

Cada indústria deve ter a sua própria rotina de manutenção, considerando as suas particularidades e os seus objetivos. Por isso, o atendimento consultivo especializado é o segredo do sucesso.

Esse tipo de atendimento é feito por especialistas em manutenção de equipamentos, que indicam produtos e procedimentos adequados para cada tipo de situação, considerando as condições ambientais, os recursos humanos e os equipamentos. A partir dessa análise, é possível encontrar soluções mais eficazes e com o melhor custo-benefício.

Uma das melhores soluções indicadas por especialistas é o uso de polímeros, que são produtos multipotenciais de alta performance, como os produtos Belzona. Esses polímeros podem ser aplicados em qualquer tipo de manutenção industrial e, além de versáteis, são livres de solventes e seguros para o manejo humano, mesmo em ambientes fechados.

Saiba por que Belzona é ideal para manutenção e reparos industriais

Tecnológicos e inovadores, os produtos Belzona trazem muitas vantagens para as empresas que optam por utilizá-los em seus diferentes tipos de manutenção industrial, seja preventiva, seja corretiva.

Com os polímeros Belzona, as manutenções são feitas em muito menos tempo, pois eles têm fácil aplicação e cura rápida, o que permite que as atividades sejam retomadas em menos tempo do que o necessário com manutenções convencionais. Em muitos casos, as atividades nem precisam ser interrompidas para a aplicação das soluções.

Além disso, os produtos Belzona eliminam o trabalho a quente, tornando os processos de manutenção muito mais seguros para todas as pessoas envolvidas.

Outra grande vantagem é o custo-benefício. Os produtos Belzona são capazes de evitar a substituição de equipamentos e prolongar a sua vida útil, o que diminui os gastos com manutenção e com a aquisição de novos equipamentos.

Belzona é líder mundial em polímeros de alto desempenho e está em constante inovação, melhorando a sua linha de produtos e criando novas soluções para problemas enfrentados pela indústria.

Conheça as soluções Hita e Belzona

A Hita é o distribuidor oficial  Belzona no Brasil, considerado um distribuidor modelo pela marca. Com ela, além de usufruir de todos os benefícios que os produtos Belzona proporcionam, você conta com o apoio da nossa equipe técnica, altamente capacitada e sempre à disposição para tirar dúvidas e ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções para todos os tipos de manutenção industrial.

Nosso acompanhamento começa ainda na fase de identificação do problema e vai até a aplicação – e, se você quiser, também oferecemos treinamentos para o seu time.

Fale com um dos nossos consultores.

Gostou deste artigo sobre tipos de manutenção industrial? Então, confira outros títulos em nosso blog.

Deixe um comentário