Resistência à abrasão: o que é, qual sua importância?    

A abrasão, na mecânica, é o ato ou efeito de raspar ou desgastar por atrição certas estruturas ou de as tirar em pequenas lâminas. 

No ambiente industrial não é diferente, grande parte dos processos industriais sujeitam o equipamento a esforço extremo e exaustivo, levando ao desgaste.

Sendo assim, a abrasão é um desses fenômenos, proveniente do atrito mecânico de partículas presentes no processo.

A resistência à abrasão, por sua vez, é uma propriedade que permite a estes equipamentos resistir a este tipo de desgaste.

Ocorre que, quase sempre, estes equipamentos, em sua fabricação, não recebem nenhuma proteção extra capaz de resistir a estes ataques, carecendo portanto, de um melhoramento nas suas características originais. 

Neste artigo, você vai entender como acontece o processo de abrasão e como mitigá-lo. Além de conhecer as soluções da Hita Belzona indicadas para esse problema. Acompanhe!

Como ocorre o desgaste por abrasão?

A abrasão é uma das formas mais comuns de desgaste e é um processo difícil de ser completamente interrompido com soluções convencionais de manutenção . 

Ela acontece quando uma estrutura vai se desgastando ao longo do tempo, principalmente por causa da movimentação de corpos estranhos sobre as superfícies.

Na maioria dos casos, esses corpos estranhos são partículas minerais, que podem ser mais duras ou macias que a superfície do metal que sofre o desgaste, a depender da situação.

Existem vários tipos de abrasão — alguns deles são arranhões, goivagem e moagem. Esses nomes descrevem, basicamente, a causa do desgaste e como ele ocorreu.

O que influencia a gravidade da abrasão?

Existem vários fatores que influenciam a gravidade da abrasão. Entre eles estão o material da estrutura que sofre desgaste, o tipo do meio (se é líquido ou sólido), o tamanho das partículas que causam a abrasão, a umidade do ambiente, a temperatura, a velocidade com a qual o substrato se movimenta na superfície, o formato e a dureza dos sólidos, entre outras coisas.

Coletar essas informações é o primeiro passo para começar a analisar a situação e encontrar a solução mais adequada.

Entenda o que é a resistência à abrasão

A resistência à abrasão é a capacidade que um material tem de resistir aos desgastes causados   pela movimentação de partículas em uma superfície. Isso permite que ele mantenha a sua integridade por mais tempo, mesmo em ambientes abrasivos.

A resistência à abrasão é especialmente importante em indústrias, com destaque para os casos em que o formato de um equipamento é fundamental para o bom desempenho da sua função.

Como solucionar esses desgastes?

Os produtos Belzona são inovadores e tecnológicos, alguns produtos foram  desenvolvidos especialmente para oferecerem resistência à abrasão.  A depender da circunstância, pode ser desenvolvido um sistema de proteção exclusivo para a situação, que consiste na combinação de 2 ou mais produtos, que somados vão garantir máxima eficiência da solução. Saiba quais são os mais utilizados para esse fim:

  • Belzona 1812: oferece proteção contra corrosão por abrasão em situações diversas, com uma excelente proteção contra ataques abrasivos. Foi desenvolvido para partículas menores e finas, mas também obtém sucesso em outros tipos de situações;
  • Belzona 1813: projetado para serviços abrasivos a seco, até a temperatura de 200 ºC, e pode ser utilizado em diversas situações e condições;
  • Belzona 9811: é uma pastilha de alumina usada em conjunto com outros produtos para oferecer máxima resistência à abrasão, reservada para ambientes operacionais adversos;
  • Belzona 1321 : é uma composição de Belzona 1321 com adição de um agregado de carbeto de silício, que confere melhor resistência à abrasão por partículas finas em suspensão.

Além disso, Belzona oferece soluções com elastômeros para processos abrasivos:

  • Belzona 2100: projetado para áreas com abrasão mais acentuada;
  • Belzona 2200: elastômeros com flexibilidade aprimorada indicados para serviços em áreas com expansões e contrações extremas ou que exigem flexibilidade muito alta;
  • 2300 Series: elastômero de poliuretano de cura rápida para reparos de emergência de alta velocidade.

Case: proteção do transportador helicoidal contra abrasão

O transportador helicoidal de uma estação de tratamento de água estava sofrendo uma perda significativa de metal.

Ele transportava polpas desidratadas como parte de sua operação no decantador de polpa de uma estação e as partículas duras na lama estavam causando abrasão nas suas pás.

Imagem 1 – Transportador helicoidal                            Imagem 2 – Perda de metal nas lâminas

afetado pela corrosão por erosão

Devido ao tamanho pequeno das partículas, foi usado Belzona 1812. As lâminas foram preparadas e revestidas com o produto de modo que o transportador continuasse operando em um ambiente tão hostil, com um desgaste mínimo do material de base.

Imagem 1 – Transportador helicoidal afetado pela corrosão por erosão
  Imagem 2 – Perda de metal nas lâminas

Imagem 3 – Belzona 1812 aplicada

Imagem 4 – Vida útil do equipamento estendida com proteção Belzona

Saiba como as soluções Hita e Belzona podem melhorar o desempenho dos seus equipamentos

A Hita é a distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil e atende todo o território nacional.

Temos uma equipe altamente capacitada não só para indicar as melhores soluções para cada caso, mas também para acompanhar a sua aplicação, garantindo que todos os produtos estão sendo utilizados da melhor forma possível.

Assim, além de conferir resistência à abrasão aos seus equipamentos, você aumenta a sua vida útil em um processo de aplicação rápido, eficaz e seguro, que elimina o trabalho a quente e o uso de ferramentas especiais, além de utilizar produtos de rápida cura.


Entre em contato conosco.

Gostou deste conteúdo sobre resistência à abrasão? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário