Reparos em concreto: saiba como recuperar estruturas com Belzona

O cimento – material fundamental para fabricação do concreto – é o segundo material mais consumido no mundo, perdendo somente para água, segundo dados da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), sobretudo nas plantas industriais.

No entanto, principalmente nesses ambientes, essas estruturas podem sofrer fissuras e corrosão, prejudicando a sua durabilidade e segurança. Em alguns casos, para que não haja agravo, é necessário partir para os reparos em concreto

Neste artigo, você vai conhecer os principais fatores causadores de deterioração do concreto e entender como os produtos Belzona podem contribuir com a manutenção dessas estruturas.

Como surgem as fissuras em concreto?

A deterioração em estruturas de concreto pode acontecer por uma série de fatores, que podem ser mecânicos, físicos ou biológicos. A seguir, falaremos mais sobre cada um deles e traremos alguns exemplos:

Fatores mecânicos

São considerados fatores mecânicos vibrações e sobrecargas que podem gerar fissuras no concreto e deixar a armadura em contato com o meio corrosivo. As armaduras podem ser atingidas por líquidos em movimento, principalmente aqueles com partículas em suspensão.

Fatores físicos

Um exemplo são as variações de temperatura, que podem ocasionar em microfissuras. Elas facilitam a penetração de agentes agressivos que também podem atingir as armaduras, exigindo, de forma precoce, os reparos em concreto.

Fatores químicos

A depreciação do concreto oriunda de fatores químicos acontece, por exemplo, quando substâncias químicas, especialmente ácidos, entram em contato com o material ou com a armadura de aço-carbono, gerando corrosão.

Fatores biológicos

O concreto também pode sofrer deterioração em áreas poluídas que estão sujeitas à ação de bactérias. Algumas delas têm a capacidade de oxidar o enxofre com a produção de ácido sulfúrico, reduzindo o pH e deteriorando o concreto. Essa deterioração também pode atingir as armaduras, como acontece em tanques de estações de tratamento de esgoto.

Porosidade e permeabilidade do concreto

As áreas de maior heterogeneidade do concreto, que são mais porosas e permeáveis, podem ser penetradas por eletrólitos e gases. Essa penetração faz com que a resistividade elétrica do concreto diminua, intensificando o funcionamento das pilhas de corrosão em curso.

Fissuração

O concreto também pode ter sofrido fissuras térmicas, que facilitam a penetração de eletrólitos e gases até a interface da armadura, estimulando a corrosão. Outra causa de fissuras são as falhas que podem ocorrer no processo de construção, tanto no projeto como na execução e na cura.

Reparos em concreto: o que você deve saber?

A prevenção das fissuras em estruturas de concreto não é uma tarefa simples, devido às peculiaridades do material, como baixa resistência à tração, alto tempo de cura, baixa aderência ao concreto antigo, baixa resistência etc. Entretanto, quando as práticas preventivas não forem suficientes, os reparos em concreto serão necessários.

O ideal é que o reparo desse tipo de estrutura seja feito de forma planejada, para evitar paradas desnecessárias na produção e a exposição das pessoas que atuam na indústria. Assim, também é possível pesquisar as melhores soluções e colocá-las em prática com mais tranquilidade.

Reparos estruturais em concreto: conheça os benefícios de Belzona 4111, Belzona 4154 e Belzona 4301 

Belzona dispõe de uma série de produtos para recuperação e reforço estrutural de forma rápida, prática e econômica. Conheça algumas soluções!

Fixação de base de grua em concreto com Belzona.

Recuperação de base de britador primário com Belzona.

Fixação de chumbadores de grelha com Belzona. 

Belzona 4111 (Magma- Quartz)

Belzona 4111 é uma solução que oferece longevidade para o reparo e proteção do concreto. Muito versátil em sua aplicação, este produto permite a reconstrução, nivelamento, adesão ou grouting para atender situações específicas, garantindo resistência à abrasão, impacto, vibração e ataque químico.

Belzona 4154 (Bulkfill Resin)

Belzona 4154 é uma resina de reparo à base de epóxi com dois componentes. Este produto é indicado para reconstruir concreto danificado por impacto, vibração, produtos químicos e ataque ambiental. 

Esta resina é ideal para reparos em superfícies horizontais, como material de nivelamento para preencher grandes áreas irregulares, buracos e rachaduras.

O produto também pode ser utilizado para reconstruir paredes e outras estruturas verticais, com a utilização de moldes.

Belzona 4301 (Magma CR1 Hi-Build)

Belona 4301 é um compósito para recuperação estrutural e proteção de concreto contra uma ampla variedade de produtos químicos, em especial ácidos e bases. O produto é ideal para renovar superfícies e reparar revestimentos que tenham sido danificados.

Entre as suas aplicações, estão o reparo in-situ de flanges e criação de insertos no bocal, vedação de drenos e canais de produtos químicos e proteção de bases e câmeras de bombas contra ataque químico.

Belzona 4301 é fácil de misturar e aplicar e não exige o uso de ferramentas especializadas. Além disso, oferece baixo risco à saúde e segurança, pois não tem solventes em sua composição. O produto não requer trabalho a quente, não sofre retração e nem distorção e tem excelente adesão a todos os substratos rígidos, como é o caso do concreto.

Ficou interessado? Agende os reparos em concreto com a Hita!

A Hita é distribuidora oficial de produtos Belzona no Brasil e atende todo o território nacional. Seja para reparos em concreto ou outros tipos de manutenção, nossa equipe está preparada para indicar as melhores soluções para indústrias. 

Além disso, nós fazemos um acompanhamento cuidadoso para garantir a melhor aplicação dos produtos e a segurança de todas as pessoas envolvidas no processo. Fale conosco para conhecer as nossas soluções!

Se você gostou deste artigo sobre reparos em concreto, confira outros títulos em nosso blog: 

Deixe um comentário