Nacele da turbina eólica: principais problemas e como repará-los

Atualmente, a energia eólica já é a segunda maior fonte da matriz energética brasileira.

A produção desse tipo de energia sujeita os equipamentos a condições ambientais extremas, ocasionando problemas como corrosão e erosão.

Neste artigo, vamos falar os principais problemas que acometem a nacele da turbina eólica, bem como apresentar algumas soluções Belzona com compósitos à base de epóxi.

Quais são os componentes da nacele da turbina eólica?

As turbinas eólicas, também chamadas de aerogeradores, são compostas de uma série de elementos. A nacele é a parte mais pesada da estrutura, podendo chegar a mais de 100 toneladas em alguns casos.

A nacele da turbina eólica é uma cabine que abriga outras várias partes do aerogerador. Dentro dela, encontram-se os seguintes componentes:

  • controladores e inversores
  • plataforma de serviços
  • sistema de aquecimento de ar
  • gerador
  • motores de posicionamento da nacele
  • luva de acoplamento
  • sistema de freios
  • plataforma da nacele
  • caixa multiplicadora
  • sistema hidráulico
  • sistema de trava do rotor
  • aquecedor de óleo
  • eixo principal

Nacele externa: quais são os problemas mais comuns?

A parte externa da nacele da turbina eólica é a estrutura da cabine que protege todos os componentes da parte interna.

Um dos principais problemas que atingem essa estrutura é o dano na sua vedação hermética. Isso pode trazer consequências, como a corrosão das partes internas, que acabam ficando mais expostas.

Nacele interna: quais são os problemas mais comuns?

Na parte interna da nacele da turbina eólica, ficam alguns dos principais componentes responsáveis pelo funcionamento da estrutura.

Um dos problemas que atingem essa parte do equipamento é o desgaste de alguns itens, como eixo, aquecedor de óleo, trava do rotor, entre outros, além do vazamento de óleo lubrificante.

O sistema de armazenamento de óleo também pode sofrer rachaduras, tanto na parte de concreto quanto no lugar das soldas, que levam a vazamentos.

No mecanismo de orientação, um problema que também pode ocorrer é o desgaste dessa estrutura por conta de atrito ou corrosão. Ao longo do tempo, isso faz com que o componente perca o ajuste e deixe de operar corretamente.

Compósitos à base de epóxi isentos de solvente são a opção mais apropriada para problemas na nacele do aerogerador

A produção de energia eólica envolve a exposição dos componentes das turbinas a fatores ambientais, como sol, vento e chuva. Isso pode ser devastador para os equipamentos, principalmente para a nacele, que abriga e protege muitas outras partes.

Problemas como corrosão, erosão e danos ambientais podem levar à deterioração, com implicações que podem ocasionar períodos de inatividade do equipamento.

A Belzona tem soluções específicas para o segmento de energia eólica. Os produtos podem ajudar a reparar os aerogeradores e protegê-los contra esses problemas.

Além disso, os nossos compostos epóxi são de fácil aplicação, o que torna todo o processo de manutenção mais rápido e seguro.

Quais produtos Belzona utilizar?

Belzona oferece uma gama de compósitos à base de epóxi, isentos de solventes e desenvolvidos especialmente para reparo e prevenção de falhas comuns em componentes da nacele.

Os materiais Belzona da série 1000, 100% sólidos, pastosos ou fluidos, são uma excelente solução para proteção contra desgaste na nacele interna. Já para a nacele externa os elastômeros Belzona da série 2000 são uma ótima alternativa para vedação, além da linha Belzona 3000, que também pode ser utilizada para proteção contra intempéries.

Conheça mais sobre alguns dos produtos Belzona.

Belzona 1212

Belzona 1212 é um compósito epóxi de duas partes, desenvolvido para ser aplicado in situ em superfícies molhadas, submersas ou contaminadas por óleo.

No caso das naceles, o produto pode ser aplicado em eixos gastos e danificados e caixas de engrenagem e rolamento. Além disso, Belzona 1212 oferece resistência superior contra corrosão e erosão.

Por ser fácil de misturar e aplicar e não exigir o uso de ferramentas especializadas, ele é ideal para reparos rápidos, permitindo que a operação seja retomada em muito menos tempo do que nos reparos convencionais.

Belzona 1131 (Bearing Metal)

Assim como o Belzona 1212, este produto pode ser aplicado em eixos gastos e danificados, além de caixas de engrenagem e rolamento.

Belzona 1131 é um material de dois componentes com propriedades autolubrificantes, sendo ideal para reparo e manutenção. Uma de suas principais características é uma estrutura única microporosa, que captura e retém óleo lubrificante, minimizando o atrito no processo.

Belzona 4411 (Granogrip)

Este produto fornece sistemas antiderrapantes de difícil desgaste, com aderência permanente. Ele é apropriado para aplicação na maioria das superfícies, incluindo a nacele da turbina eólica.

O revestimento oferecido por Belzona 4411 aumenta a segurança por reduzir o deslizamento em áreas potencialmente perigosas. Por isso, é usado, principalmente, no topo da nacele, aumentando a segurança.

Hita é a distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil

A Hita é distribuidora oficial de Belzona no Brasil, considerada um modelo pela marca. Nosso time de especialistas está sempre atualizado sobre as melhores soluções do mercado e pronto para indicar as mais adequadas para o seu problema, seja ele na nacele da torre eólica ou em outros componentes.

Também é nossa missão garantir que os produtos adquiridos sejam aplicados da melhor forma. Por isso, além da indicação do melhor produto para cada situação feita pelo consultor especializado, nossos clientes são acompanhados ao longo de toda a manutenção, com o objetivo de garantir que as soluções estão sendo aplicadas da maneira correta.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e confira como nossas soluções podem ajudar você.

Gostou deste artigo sobre como prevenir e reparar problemas na nacele da turbina eólica? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário