O que é uma gaxeta?


Gaxeta é um dispositivo composto por entrelaçamento de FIBRAS e AGLOMERANTE, que se conformam em caixas de selagem para vedação de equipamentos estáticos e dinâmicos, cuja função é impedir a passagem de fluido para o meio exterior ou outro compartimento. Para isso a gaxeta deverá ser capaz de se moldar a caixa de selagem do equipamento.
O sistema de vedação dos equipamentos é parte essencial para o seu bom funcionamento e prolongamento da sua vida útil.

De que são compostas as gaxetas?

As gaxetas convencionais são compostas de fibras (também chamadas de alma) e um material de preenchimento, que pode ser um lubrificante ou impregnante. As fibras podem ser compostas de amianto, aramídicas, metálicas, minerais, de carbono, têxteis, etc. Os impregnantes podem ser de teflon, óleos, parafina, grafite, grafoil, etc.

Quais fatores podem comprometer a performance da gaxeta?

Fatores como pressão, temperatura e ataque químico podem interferir negativamente na performance e consequentemente na vida útil da gaxeta.

Um equipamento operando a pressões e temperaturas elevadas pode ocasionar a fuga, volatilização ou queima dos impregnantes e ruptura ou queima das fibras.
Devido a grande variedade de processos industriais, há também uma infinidade de gaxetas o que exige dos proprietários de ativos grandes estoques, um para cada tipo de problema, com espessuras diferentes, o que requer muito critério no gerenciamento.

Qual gaxeta devo utilizar?

Dentre as tecnologias mais eficientes estão o grafite e o grafoil. O grafite é um material de qualidades excepcionais. É o tipo de vedante mais utilizando no mundo. Dentre suas vantagens destacamos:

  • Excelente lubrificante sólido;
  • Alta resistência à temperatura (de -200° a 1000°C)
  • Excelente condutor térmico;
  • Alta resistência química (PH: 0-14).
  • Entretanto o grafite apresenta uma grande desvantagem, sua fragilidade.
  • Tendo em vista sua extrema fragilidade foi desenvolvido o grafoil, que apresenta todas as vantagens do grafite, com a diferença de ser flexível e expandido.
  • Entretanto, esta tecnologia também possui limitante, a baixa resistência mecânica;

O grafoil surge como uma tecnologia mais avançada que o grafite, por apresentar características de expansão do grafite em até aproximadamente 200 vezes, além de apresentar propriedade flexível, resiliente, diferente do grafite. Além das vantagens do grafite, o grafoil apresenta capacidade de absorção as contrações e dilatações dos metais.
Entretanto, esta tecnologia também possui limitante, pois não possui resistência mecânica. No intuito de reunir as melhores características dos sistemas de vedação existentes no mercado, surge as gaxetas Slade. Sua tecnologia reúne a fibra de carbono, acomodada em seu núcleo, e o grafite expandido, recobrindo sua parte externa, tudo isso em um único filamento.

As gaxetas Slade, ou Slade Foil, possuem aprovação API Classe 589/607 e API 622. Abaixo enumeramos as principais vantagens das gaxetas Slade:

  • Não possuem nenhum tipo de impregnante, sendo constituídas 99,26% em grafite e fibra de carbono;
  • Após compressão ela se transforma em uma bucha compacta e instransponível no interior da caixa de selagem;
  • Não perde volume, logo elimina-se o risco de falha;
  • Resiste a uma ampla gama de substancias químicas, o que faz com que se torne aplicável a quase todo tipo de sistema, o que reduz significativamente o volume de estoque deste tipo de item;
  • Dispensa o uso de água para refrigeração;
  • Reduz o desperdício de água;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Funciona bem em mangas gastas;
  • Elimina o risco de atrito;
  • Pode ser usado em bombas, válvulas, misturadores e outros equipamentos rotativos;

Estudo de Caso:

Abaixo temos a aplicação de gaxetas Slade em uma Bomba Turbina com vazão de 3000m³/h, 1150 RPM, motor de 550cv e eixo composto de aço carbono.
Problema:
A bomba exigia um alto índice de intervenções para regulagem e troca da gaxeta convencional. As constantes falhas ocasionaram desgastes no eixo e luvas do equipamento, além de desperdício de água. Fora isso a distancia entre o local de origem da equipe e o equipamento tornavam a rotina ainda mais complexa, exigindo da equipe um deslocamento de 12Km a cada manutenção.
A rotina de manutenção e os desgastes no equipamento estava onerando significativamente o sistema.

Solução:
Substituição das gaxetas convencionais pela Slade 3300C, especialmente confeccionada com fibra de carbono recoberta com grafoil.

Resultado:
Seu resultado de performance foi excelente. Obtivemos ganhos de desempenho, ambientais de segurança. Os benefícios foram logo percebidos pelo cliente, como:

  • Redução do desperdício de água;
  • A periodicidade de ajustes semanais passaram para trimestrais. Além disso, em 1 ano não houve troca da gaxeta, o que antes era feita quinzenalmente,;
  • A redução na rotina de regulagens caiu para 5 ao ano, antes eram realizadas cerce de 104 ao ano.
  • Além dos ganhos com a produtividade, melhoramos também o MTBF, reduzindo em pelo menos 90% o passivo de acidentes.

Adquira as Gaxetas Slade com a Hita

A Hita é Distribuidora de Slade no Brasil e atende todo o território nacional. Nossa equipe conta com especialistas treinados para entender as necessidades de cada cliente e encontrar as soluções mais adequadas.

Entre em contato conosco para mais informações.

Deixe um comentário