A pintura anticorrosiva é um processo utilizado em larga escala em ambiente industrial, em diversas superfícies. O seu objetivo é tratar a superfície para que ela seja mais resistente à corrosão e, assim, aumente a sua durabilidade e dureza.

Belzona tem uma linha de produtos indicada para esse fim. Neste artigo, além de falarmos sobre as vantagens da pintura anticorrosiva epóxi para a indústria, vamos apresentar as principais soluções da marca.

Acompanhe!

Como funciona a manutenção de pintura anticorrosiva?

A manutenção de pintura anticorrosiva é uma importante medida para o prolongamento da vida útil dos ativos industriais. Graças a sua tecnologia, é possível impedir ou adiar a propagação da corrosão em estruturas metálicas, e todos os transtornos associados, como paradas repentinas, furos ou perda de espessura em tubulações, vazamentos, etc.

A tinta anticorrosiva também tem em sua composição pigmentos de inibição que dão origem a uma camada passivada sobre a superfície, dificultando a sua passagem para a fase iônica, o que também mitiga os efeitos da corrosão.

E, por fim, há a proteção catódica ou eletroquímica, que é possível por causa da maior concentração de metais com grande potencial de oxidação nesse tipo de tinta. Assim, esses metais atuam como compostos de sacrifício, atraindo a corrosão para si e evitando que ela chegue até a superfície protegida.

Principais fatores limitantes da manutenção convencional

A pintura anticorrosiva é uma alternativa muito interessante aos meios tradicionais de manutenção e proteção que têm alguns fatores limitantes.

São eles:

  • necessidade de fazer o serviço com o equipamento em operação, ou seja, sem paradas;
  • preparação da superfície;
  • baixa aderência em sistemas de alta temperatura;
  • baixa aderência em sistemas de baixa temperatura;
  • desempenho deficiente em superfícies com pites e alvéolos.

Vantagens da pintura anticorrosiva epóxi para a manutenção dos equipamentos industriais

A pintura anticorrosiva epóxi, por outro lado, se destaca por oferecer soluções para essas questões.

Estas são as vantagens de optar por ela:

  • ideal para ambientes industriais;
  • aumento da durabilidade do equipamento;
  • redução da frequência de intervenções ou manutenções;
  • boa aderência em sistemas de alta temperatura;
  • boa aderência em sistemas de baixa temperatura;
  • preservação da estrutura da superfície;
  • aumento da dureza e resistência da superfície;
  • pode ser aplicada em ambientes com umidade relativa elevada;
  • resistência à água e a condições de imersão;
  • excelente resistência química;
  • resistência à abrasão e ao impacto;
  • resistência a ácidos.
  • Excelente alternativa para combate a CSI (corrosão sob isolamento)

Produtos Belzona que auxiliam na proteção anticorrosiva

Belzona é uma marca mundialmente reconhecida, que investe em soluções inovadoras e tecnológicas em manutenção industrial. No seu catálogo, há uma série de produtos que podem ser usados na pintura anticorrosiva, aumentando a resistência das superfícies e a sua durabilidade.

Saiba mais sobre eles.

Belzona 5851

Belzona 5851 é um revestimento de componente único baseado em resina ativada por calor e materiais inertes resistentes à corrosão. Quando curado, o material é durável e tem excelente resistência à corrosão.

O produto foi desenvolvido especialmente para ser aplicado em superfícies quentes, com temperaturas de 70 °C a 150 °C, assim como para o trabalho em metais sob isolamento. Além disso, ele é tolerante à preparação da superfície.

Belzona 5831

Também chamado de ST Barrier, Belzona 5831 é um revestimento de barreira tolerante à umidade do ambiente, indicado para a proteção tanto de superfícies metálicas como não metálicas.

Ele foi formulado para aplicação em superfícies que não podem ser secas para receber o material. Por isso, desloca a água da superfície, garantindo adesão máxima em superfícies úmidas, molhadas e até mesmo submersas.

Belzona 5831 pode ser aplicado em tubulações, bombas, zonas de derrame, tanques, clarificadores, boias marítimas, transformadores, pilares de aço e concreto, válvulas, diques, bueiros, entre outros.

Qual a importância do uso das massas epóxis?

Através do estudo avançado das necessidades das indústrias, a Belzona desenvolve continuamente produtos capazes de solucionar os problemas mais complexos.

Não diferente disso, surgem também os sistemas desenvolvidos pelos engenheiros da Hita.

O sistema de manutenção de pintura visa associar produtos possíveis de combater a corrosão, ao mesmo tempo em que recompõe os pites ou alvéolos e protege contra novos danos.

Acima, falamos de revestimentos, a seguir enumeramos as massas epoxi Belzona mais utilizadas para este tipo de solução.

Belzona 1161

Belzona 1161 é um sistema de dois componentes em pasta, baseado em uma mistura de liga de aço de silício com polímeros reativos de alto peso molecular e oligômeros tolerantes à água.

O produto foi projetado especificamente para a aplicação em estruturas molhadas, com óleo ou submersas em água.

Belzona 1212

É um compósito epóxi tolerante a superfícies e em duas partes, criado para a aplicação in situ em superfícies molhadas, contaminadas com óleo e submersas. Belzona 1212 é um material multiúso e livre de solventes, que tem cura rápida e excelente aderência a substratos preparados manualmente e em que não seja possível a granalhagem.

O material é fácil de misturar e ser aplicado e não exige o uso de ferramentas especializadas, sendo ideal para kits de reparos e situações de emergência, garantindo um rápido retorno às condições de funcionamento.

Entre as suas aplicações, estão incluídas colagens de placas, preenchimento de pontos de corrosão, reparos de dutos molhados, vedação in situ de vazamentos, reparos duradouros de estruturas offshore e reparos submersos.

Belzona 1251

Desenvolvido especificamente para reparar e proteger superfícies de metal atingidas por Corrosão Sob Isolamento (CSI) sem a interrupção de operação da planta, Belzona 1251 foi desenvolvido para ser aplicado diretamente em superfícies quentes, com temperaturas de 70 °C a 150 °C.

O produto tem um único componente que é ativado por calor, livre de solventes e que começa a reagir e solidificar a temperaturas acima de 70 °C. Extremamente tolerante a superfícies não preparadas, ele tem excelente adesão e é muito eficaz na proteção contra a corrosão.

Conte com a Hita Belzona para auxiliar a sua indústria

A Hita tem mais de 20 anos de história e é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil, sendo considerada um modelo pela marca e com atendimento em todas as regiões do Brasil.

Além de oferecer soluções inovadoras para a pintura anticorrosiva, a empresa trabalha com manutenção industrial em geral, não só indicando os produtos Belzona mais adequados para cada situação, mas garantindo a sua correta utilização.

Entre em contato com os nossos consultores e saiba como podemos ajudar a sua indústria!

Gostou deste artigo sobre pintura anticorrosiva? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário