As indústrias e instalações em todo o mundo enfrentam desafios relacionados à manutenção de tubulações, tanques e embarcações. Danos, deterioração de tubos, válvulas e conexões são um problema generalizado. Eles ocorrem devido à corrosão, erosão, ciclos térmicos e ataque químico. Para reduzir custos de energia e diminuir o desperdício, as empresas estão reconhecendo a importância de isolar e proteger seus equipamentos.

No entanto, isso cria outro problema: a corrosão sob isolamento (CSI). A CSI é um problema importante que ocorre em equipamentos que operam em ambientes de baixa, média e alta temperatura.

Superfícies metálicas a ≥ 60 ° C ou <0 ° C, sem proteção adequada, podem causar queimadura de contato.

Os equipamentos que operam em baixas temperaturas e condições abaixo de zero podem sofrer acúmulo de gelo, condensação e gotejamento de água. Como resultado, isso pode causar riscos de acidentes e queimaduras.

Exemplo de corrosão sob isolamento.

Várias soluções estão disponíveis no mercado, como o isolamento térmico tradicional, barreiras ou proteções e revestimentos à base de água. No entanto, individualmente, eles não cumprem todos os requisitos para isolar máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que fornecem prevenção contra corrosão e proteção humana, contra possíveis queimaduras por contato, escorregões e quedas.

Solução Belzona

Com base nisso a Belzona desenvolveu um sistema polimérico inovador de dois componentes e sem solvente: Belzona 5871. Esse material multifuncional fornece, de fato, isolamento térmico e proteção contra corrosão, além de melhorar a segurança, a eficiência e a durabilidade dos equipamentos industriais.

Sistema de produto único, fornecendo isolamento, segurança e proteção contra corrosão para aplicações quentes e frias

O Belzona 5871 pode ser aplicado em tubulações metálicas, dutos, partes externas de tanques/navios e outros equipamentos industriais. É isolante termicamente e melhora a eficiência, além de evitar lesões por queimadura de contato, condensação e formação de gelo. As ferramentas adequadas para aplicar o produto: um pincel, cartucho ou spray airless aquecido. Portanto, é ideal para geometrias pequenas e complexas ou aplicação rápida em grandes áreas.

Após a aplicação, o revestimento de proteção contra corrosão forma uma camada de célula fechada leve e de alta construção. Devido à sua capacidade de expansão, esse revestimento epóxi atinge até três vezes sua espessura inicial. Por exemplo, 1 mm aplicado fornece 3 mm de espessura curada, aumentando assim a quantidade de produto na superfície.
O Belzona 5871 também é isento de solventes, eliminando a necessidade de qualquer demão ou demãos adicionais, reduzindo assim o número de camadas necessárias em comparação com as soluções de revestimento convencionais. Além disso, o tempo de revestimento é de até 24 horas, independente da temperatura ou umidade, proporcionando flexibilidade de aplicação. A velocidade de cura e o número reduzido de camadas necessárias garantem um rápido retorno ao serviço.

Instruções para aplicação do Belzona 5871

  1. Delimite a área de aplicação e prepare a superfície:

2. Misture as duas partes e mexa por 3 minutos:

3. Aplique o material sob a superfície (o substrato deve estar entre 5ºC a 40ºC)

4. Remova a demarcação:

5. Aplicações com multicamadas (até 24 horas):

6. Após cura, substrato original com temperatura de 120ºC.

Para testar as propriedades da barreira térmica e determinar a espessura necessária para reduzir a temperatura da superfície para menos de 60 ° C (140 ° F), foi comparada uma seção de substrato de aço descoberto e uma seção de substrato protegida com Belzona 5871.

O Belzona 5871 foi aplicado a uma espessura de aproximadamente 2,2 mm para obter uma espessura curada de 6,6 mm, reduzindo a temperatura da superfície de 120 ° C (248 ° F) para abaixo de 60 ° C (140 ° F), proporcionando assim uma superfície segura ao toque e evitando ferimentos por queimaduras de contato. Contudo, as propriedades isolantes do Belzona 5871 usando o método de disco de Lee, proporciona uma baixa condutividade térmica de aproximadamente 0,1 W / mK.

Para execução de mais testes, foram simuladas condições de Corrosão Sob Isolamento usando seções de tubos aquecidos.
O sistema foi rapidamente alternado entre 120ºC e 10ºC, durante 1000 horas com períodos alternados de umidade (água constante a 5 litros por minuto) e períodos secos.
Após o teste, os sistemas de multicamadas não apresentaram bolhas ou rachaduras e não houve evidência de corrosão.

Em conclusão, o Belzona 5871 é uma solução inovadora, fornecendo isolamento térmico para máquinas e equipamentos aumentando sua eficiência e durabilidade. Além disso, a proteção contra a corrosão prolonga a vida útil do equipamento, reduzindo futuros custos de substituição.

O Belzona 5871 também é uma solução comprometida com a segurança, capaz de reduzir a temperatura da superfície para menos de 60 ° C (140 ° F) para evitar ferimentos por queimadura de contato.

Fonte: Adaptado Belzona

Fabiane Oliveira

Marketing na Hita Comércio e Serviços

Deixe um comentário