DESGASTE DO EIXO E DANOS
Os eixos são um componente crítico do equipamento rotativo. Eles são usados para transmitir energia de uma parte para outra ou de uma máquina que produz energia para uma máquina que absorve energia.
Na indústria de mineração, os eixos podem ficar desgastados ou danificados devido à vibração, fricção e meios abrasivos. Na indústria naval, o empacotamento da bucha e os danos da bucha ao eixo, juntamente com a abrasão da areia e a exposição da água do mar, podem levar à erosão-corrosão nos eixos. Além disso, chavetas superdimensionadas, um componente crucial que conecta o equipamento rotativo ao eixo, pode causar disfunção do eixo.
Eixos gastos e danificados podem desligar a máquina inteira. Portanto, eixos gastos podem dificultar ou interromper a produção e resultar em perda de receita.
MÉTODOS DE REPARO CONVENCIONAIS DE UM EIXO DESGASTADO
Os eixos desgastados e danificados são convencionalmente reparados através de um processo a quente (soldagem / usinagem / metalização). Se não forem cuidadosamente controlados, esses métodos convencionais causarão danos residuais ao eixo. Eles também exigem a desmontagem da máquina.
Além disso, existem problemas associados à soldagem e metalização. A soldagem, por exemplo, pode criar tensões térmicas que alteram e distorcem o metal, diminuindo sua capacidade de carga.
SOLUÇÃO BELZONA
Os problemas e limitações dos métodos convencionais podem ser evitados usando uma combinação de polímeros e técnicas comprovadas de aplicação da Belzona. Os polímeros da série Belzona 1000 fornecem soluções de reparo aplicadas a frio, que muitas vezes podem ser realizadas in situ. Assim, o tempo de inatividade e os custos de produção que podem ser incorridos são minimizados.
A solução Belzona requer que uma superfície seja preparada para obter um perfil irregular e áspero. O produto é então facilmente aplicado com ferramentas manuais simples. Como os compostos do tipo pasta Belzona são sensíveis ao calor, todo o processo de cura pode ser acelerado pela adição de calor à superfície reparada. Isso ajuda a reduzir o tempo de reparo e permite que os eixos retornem rapidamente ao serviço, minimizando o tempo de inatividade.
DESENHO DE REPARO DE EIXO DESGASTADO
Para este reparo, usamos Belzona®1111 (Super Metal), um molde pré-fabricado de aço inoxidável, Belzona®9111 (Limpador / Desengraxante), Belzona®9411 (Agente desmoldante) e algumas ferramentas de nossa oficina mecânica.
Primeiro, preparamos a superfície do eixo (Realizar um desbaste uniforme de 1,5 mm no raio da região desgastada, e posteriormente abrir rosca), depois limpamos a área de reparo e o molde com Belzona®9111, aplicamos o agente desmoldante na superfície interna do molde. Em seguida, o Belzona®1111 foi completamente misturado e aplicado na superfície interna do reparo do eixo. Então, o molde foi preso em torno do eixo e fixado no lugar com parafusos. O produto em excesso foi cuidadosamente removido. Uma vez curado, o molde foi removido e a área de reparo foi alisada com um pano de esmeril para eliminar quaisquer bordas afiadas.
INSTRUÇÕES PASSO A PASSO DE UM REPARO DE EIXO DESGASTADO COM BELZONA 1111
Passo 1: Limpe cuidadosamente a área para remover toda a graxa, sujeira e outros contaminantes da superfície.
Passo 2: Use uma lixadeira mecânico equipado com um disco adequado para preparar o eixo em 1,5 mm ao redor da circunferência.
Passo 3: Limpe a área preparada com Belzona®9111 (Limpador / Desengordurante) para remover todos os contaminantes da superfície
Passo 4: Aplique o Belzona®9411 (Agente desmoldante) na superfície interna do primeiro.
Passo 5: Aplique Belzona 9411 (Agente desmoldante) na área ao redor da área de reparo.
Passo 6: Misture bem Belzona®1111 até obter uma cor uniforme.
Passo 7: Aplique uma camada fina do Belzona®1111 misto na superfície interna do primeiro.
Passo 8: Aplique uma camada fina do material misturado no eixo, pressionando firmemente no perfil áspero.
Etapa 9: Forme um pico em direção ao centro da área de aplicação.
Etapa 10: posicione a molde ao redor do eixo.
Passo 11: Prenda o molde em posição com fixadores, assegurando que o excesso de material seja extrudado nas extremidades.
Passo 12: Remova o excesso do material e deixe-o curar.
Passo 13: Uma vez curado, remova cuidadosamente os parafusos e o molde.
Passo 14: Alise a superfície da área de aplicação com um pano de esmeril.
Clique no vídeo abaixo e confira o passo a passo:
Fonte: Belzona (adaptado)