Como fazer manutenção em postes de concreto sem interromper linhas de distribuição de energia?

Quando se trata de manutenção em postes de concreto, em muitos casos, é preciso interromper as linhas de distribuição de energia para que os reparos sejam feitos. Esse cuidado garante a segurança da pessoa responsável pela manutenção. No entanto, essas paradas podem ser prejudiciais para o funcionamento de uma indústria.

Neste artigo, você vai entender como os produtos Belzona podem ajudar a fazer esse tipo de manutenção sem interromper as linhas de distribuição de energia e conhecer os principais problemas enfrentados por quem precisa fazer reparos em concreto.

Quais são as características do concreto em campo?

O cimento é o segundo material mais consumido no mundo, atrás apenas da água, segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O cimento é um dos materiais utilizados na fabricação do concreto e, apesar de ser um material versátil e muito útil, algumas de suas características podem trazer dores de cabeça para a área de manutenção de indústrias de todos os setores.

A seguir, confira quais são essas características.

Impossibilidade de reparação em sistemas energizados

O concreto tem grande quantidade de água em sua composição, o que impossibilita a sua aplicação para reparos em sistemas energizados. Isso acontece porque há o risco de a água conduzir eletricidade e resultar em choque no aplicador.

Maior tempo de cura

O concreto leva, em média, 28 dias para expulsar completamente a sua umidade interna, independentemente do uso de aditivos aceleradores. Esse fato inviabiliza a execução de qualquer revestimento sobre o concreto nesse período enquanto ele ainda não está em completo equilíbrio de umidade com o meio.

Baixa resistência à compressão

O processo de execução de concreto para elevadas resistências à compressão implica um material com dosagens perfeitas de volume de água, qualidade de agregados e aditivos. Esse processo é impossível de ser feito em campo.

O comum é que esse concreto de alto desempenho (CAD) tenha um tempo de cura mais curto, o que dificulta a sua aplicação. Geralmente o CAD libera muito calor em sua cura; por isso, precisa ser aplicado com gelo, o que causa fissuras por retração logo em seguida à aplicação, caso seja mal curado.

Baixa aderência de elementos novos à base antiga

A aderência de elementos à base de cimento ocorre durante o tempo de pega, que é quando o concreto ainda pode ser trabalhado. Serviços realizados após esse período não apresentam boa aderência sobre a peça antiga, criando uma região de baixa aderência e falha prematura.

O resultado pode ser impacto estrutural ou permeabilidade do concreto ao longo das fissuras e juntas de concretagem.

Baixa resistência ao impacto e à vibração

Quando está sobre esforços de compressão, o concreto tem uma resposta. No entanto, ele não tem boa resiliência, o que implica um produto rígido e quebradiço. Por causa dessas características, esse produto tem baixa resistência a impactos e vibração e não tem bom rendimento quando utilizado para fixar bombas e máquinas de grande porte – que transferem impacto e esforços de vibração.

Baixa resistência à abrasão

O concreto é muito utilizado para a construção de estruturas industriais, onde diversos equipamentos sofrem com a abrasão, como shutes e calhas. Porém ele não oferece bom desempenho nessas situações e sua manutenção, devido ao tempo de aplicação e de cura, torna-se um problema em paradas de curto período.

Possibilidade de permeabilidade

Quando a aplicação do concreto é de baixa qualidade, isso é, quando o concreto não é bem adensado, ”vibrado”, buscando homogeneizar as partes que formam o concreto e liberar partículas de ar, é possível que aconteça permeabilidade de água no material, permitindo que a armadura da estrutura interna sofra um processo de corrosão.

Baixa resistência química

O concreto é um elemento que tem a finalidade básica de resistir a esforços de compressão e não tem boa resistência química. Ao ser imerso em produtos químicos agressivos, ocorre uma reação entre o produto, os sais e a água presentes no concreto, que sofrem calcinação.

Com a calcinação, o concreto se torna extremamente poroso, permitindo que o produto químico permeie e ataque a sua armadura.

Como fazer manutenção em poste de concreto sem interrupção de energia?

Como falamos, o concreto é um material com grande quantidade de água em sua composição, o que torna arriscada para a pessoa responsável a sua manutenção sem interrupção das linhas de distribuição de energia

Com os produtos Belzona, no entanto, é possível fazer essa manutenção sem riscos para o aplicador, independentemente do tipo de linha de distribuição de energia elétrica. Isso acontece porque o Belzona é um polímero 100% sólido, sem água em sua composição – portanto, não conduz eletricidade durante sua aplicação.

Linhas de distribuição de energia elétrica no Brasil: como a tecnologia Belzona atua na manutenção de postes de concreto?

Além de ser um polímero 100% sólido e permitir a manutenção de postes de concreto sem interrupção das linhas de distribuição de energia, o Belzona possui elevada aderência. Assim, o produto garante que não haverá falha na interface entre a nova aplicação e o concreto antigo.

A tecnologia Belzona é ideal para reparos em concreto:

  • o Belzona 4100 possui tempo de cura para tráfego de pedestres de uma hora, permitindo reparos em paradas curtas;
  • por ser 100% sólido, Belzona permite o revestimento no concreto logo que o material esteja seco ao toque, em cerca de 30 minutos;
  • a proporção de mistura dos produtos Belzona é definida em embalagens fechadas, facilitando a mistura e aplicação, sem a necessidade de controle de insumos;
  • com o Belzona também é possível reparar elementos de concreto que sofrem com abrasão, aumentando a vida útil do equipamento;
  • além disso, o Belzona é resistente a produtos químicos, tendo resistência de 98% em ácido sulfúrico.

Outra característica do Belzona que facilita a manutenção de postes sem a necessidade de interromper a distribuição de energia elétrica é que o produto pode ser aplicado em superfícies verticais e sobre cabeça, dispensando o uso de formas.

Solução Belzona: saiba quais produtos utilizar na manutenção de postes de concreto em linhas de distribuição de energia

Com uma combinação de produtos Belzona, é possível reparar postes de concreto sem interromper as linhas de distribuição de energia.

Belzona 4100

Belzona 4100 é um produto 100% sólido que permite o revestimento do concreto logo que ele esteja seco ao toque, possibilitando reparos em curtos intervalos de tempo. O Belzona 4100 também possui elevada resistência à compressão.

Com um processo simples de aplicação, consegue-se atingir uma resistência que supera 90MPa, ideal para reforço estrutural em concreto.

Belzona 4141

Usado para reparos em superfícies verticais ou sobre cabeça, o Belzona 4141 é especialmente formulado como um sistema de reparo para concreto e pedra. Esse produto permite executar reparos rápidos e permanentes sem formas ou suportes, com o mínimo de equipamento de acesso.

Hita: distribuidora oficial de produtos Belzona

A Hita é distribuidora oficial de produtos Belzona no Brasil, com atuação em todo o território nacional. Nossa equipe está preparada para orientar você sobre a melhor solução para problemas de manutenção, seja em linhas de distribuição de energia ou outras estruturas. 

Além disso, é nosso trabalho garantir o correto uso dos produtos adquiridos. Entre em contato conosco.

Gostou deste artigo sobre a manutenção em poste sem a interrupção das linhas de distribuição de energia? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em nosso assistente comercial para falar no whatsapp e retirar suas dúvidas. Se preferir, pode enviar um e-mail para: hita@hita.com.br.

× Como posso te ajudar?