Um problema comum enfrentado nas indústrias diz respeito à base dos tanques que, por conta das falhas de proteção, quase sempre estão susceptíveis a enfrentar problemas tanto na parte interna quanto externa da sua estrutura, principalmente por estarem instalados, em sua grande maioria, em ambientes sem coberturas, que facilitam o surgimento de mudanças climáticas.

A deficiência no sistema de impermeabilização pode tornar a estrutura desses recipientes ainda mais suscetíveis a situações de erosão, corrosão e rachaduras, levando a vazamentos altamente perigosos para a indústria, contribuindo para a inatividade dos tanques.

Todas essas dificuldades, obviamente, se transformam em um transtorno para a empresa, pois existem regulamentos destinados a essas estruturas, com o objetivo de evitar a fuga de produtos nocivos ao meio ambiente.

Neste artigo, vamos falar sobre a impermeabilização em bases de tanques industriais, os principais problemas que contribuem para processo corrosivo e quais medidas tomar para solucionar. Você vai conhecer também os principais métodos utilizados e as soluções de Belzona.

A importância da impermeabilização em tanques industriais

Os tanques industriais são utilizados para reservar líquidos ou gases das mais variadas categorias, a depender do tipo de indústria. Por conta desse armazenamento, a probabilidade de serem afetados por problemas como erosão, corrosão e ataque químico é um perigo constante, principalmente na parte interna. 

Esses ataques, por sua vez, favorecem o surgimento de vazamentos nos tanques, gerando um alto risco para a saúde dos colaboradores e considerável perda financeira. Por isso, a utilização de produtos para o seu revestimento precisam apresentar alta resistência, favorecendo a rápida restauração das áreas atingidas.            

Por outro lado, as áreas externas também merecem uma atenção especial, já que de igual modo podem ser alvo da umidade acumulada, provocando a infiltração e, consequentemente, a corrosão a longo prazo. 

A correta vedação da base desses tanques, evita a entrada de água sob o tanque, permitindo que a umidade acumulada escape, favorecendo assim a maior vida útil dos equipamentos. 

Segurança estrutural

Proteger as estruturas dos tanques industriais contra infiltrações é fundamental para garantir a segurança estrutural do equipamento. Isso porque elas podem expor as armaduras, que ficam sujeitas a processos corrosivos. E, quando isso acontece, toda a estrutura fica comprometida.

Vazamentos

Os vazamentos em tanques industriais podem causar sérios problemas ambientais, assim como colocar em risco a saúde das pessoas, a depender do líquido que está sendo reservado.

Vida útil

Mesmo que a infiltração não prejudique a estrutura do tanque industrial de forma grave, ela pode diminuir a sua vida útil, pois estimula a proliferação de fungos, bactérias e musgos. Além disso, a superfície externa fica comprometida por causa da presença de matéria orgânica, comum em estruturas mal-impermeabilizadas.

Porém, além desse processo de impermeabilização na parte interna, é preciso olhar com atenção para uma área bastante negligenciada e que gera um sério problema de corrosão. Estamos falando sobre a corrosão na base de tanques industriais. Confira abaixo como o processo acontece e quais riscos evitar.

Corrosão na base de tanque: entenda como ocorre e quais os riscos

A corrosão externa no fundo do tanque é fato recorrente na indústria,  devido a interface entre o tanque e a base. 

Isso ocorre  devido a entrada de água ou umidade, frequentemente agravada pela má drenagem e a inclinação da fundação invertida para dentro do tanque.  

O principal ponto onde ocorre a corrosão é entre o local do tanque de aço e a base estrutural do suporte. Porém o processo de vedação da área é bem complexo, uma vez que estes materiais têm coeficientes de dilatação térmica diferentes, pois estão sujeitos a movimento, expansão e contração em diferentes velocidades e dimensões.   

Além disso, as soluções convencionais não apresentam bom desempenho, devido a sua fraca aderência e alta rigidez. 

Em muitos casos, esses recursos podem agravar o problema, pois facilitam o surgimento de falhas e dificultam a inspeção, contribuindo para a entrada de líquido e propagação da corrosão.  

Através de anos de estudo e observação, a Belzona conseguiu desenvolver produtos que suprem todas as necessidades de proteção de base de tanque, garantindo assim a tão desejada impermeabilização efetiva. Entenda mais detalhes como o produto age.

Impermeabilização de base de tanque: como Belzona pode auxiliar

As soluções Belzona são excelentes alternativas para impermeabilização de tanques industriais, garantindo proteção efetiva por longos períodos.

Sua tecnologia “respirável” garante que integridade da base do tanque se mantenha intacta, sem risco da temida corrosão, que ataca silenciosamente os ativos industriais.

Além de tudo isso, os produtos Belzona garantem que os reparos sejam feitos com curta ou nenhuma parada operacional, sem uso de fontes de calor e nem ferramentas especializadas.

Belzona 3111 é uma membrana flexível, de fácil aplicação e que não exige o uso de trabalho a quente e nem de ferramentas especializadas. 

Ao contrário dos vedantes, as membranas impedem a entrada de água, mas não retêm a umidade. Semelhante à pele humana, sua natureza micro porosa permite que o vapor escape, deixando o substrato subjacente seco e firme.

Case: selos respiráveis em bases de tanques

A maioria dos sistemas de impermeabilização de base de tanques industriais falha devido à sua rigidez. Ao contrário disso, as membranas microporosas Belzona 3111 se adaptam ao movimento natural do substrato e se movem junto.  

Depois da cura de sete dias a 20 ºC, o alongamento de um sistema reforçado será de 20% longitudinal e 100% transversal.

Belzona 3111 foi usado nos tanques de uma refinaria na França, que sofriam com a entrada de água. Eles tinham um sistema de vedação de poliéster em sua base, que estava falhando devido à rigidez. Esse sistema falho causou a entrada de água e a corrosão na base do tanque.

Selo rígido trincado

Belzona 3111 foi usado para impermeabilizar a base e solucionar o problema. A mesma borda foi inspecionada 13 anos depois, sendo encontrada em excelentes condições.

Inspeção do revestimento

Saiba mais sobre a Hita

A Hita é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil, sendo considerada pela empresa um distribuidor-modelo. Com operação em todo o país, oferecemos atendimento de excelência não só para indústrias que precisam encontrar as melhores soluções em manutenção, mas também na aplicação dos produtos adquiridos conosco.

Entre em contato e solicite um orçamento!

Gostou deste conteúdo sobre impermeabilização em tanques industriais? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Deixe um comentário