Em geral, as calhas em pontos de suporte, ou selas de sacrifício, são projetadas para proteger tubulações. As possíveis causas de problemas em suportes de tubulação são: ambientes corrosivos; desgastes por deslizamento (atrito); corrosão galvânica; falhas em soldas; desgastes do revestimento externo e corrosão por frestas.
A falta de previsão destes sistemas auxiliares podem ocasionar perda de espessura e furos nas tubulações, vazamentos com grande potencial de sinistro e consequente interrupção das operações.
Quando se decide pela colocação dessas selas de sacrifício, podemos fazê-lo com uso de solda convencional, ou com “soldas frias” Belzona.
A fixação de selas de sacrifício com polímeros especiais, ou solda fria, tecnologia em crescente uso no Brasil e no mundo, representa uma alternativa que evita trabalhos à quente (que geram ZTA´s, fragilizam a tubulação e aumentam o risco operacional), bem como liberar soldadores para tarefas estruturais.
Este tipo de solução oferece alta resistência a compressão e cisalhamento, além de excelente resistência a corrosão e cura rápida, permitindo que os serviços sejam realizados em segurança sem necessidade de parada operacional.
A depender das condições operacionais e construtivas do sistema, poderemos usar soluções com base em resinas epóxis ou epóxi novolacs com cargas metálicas, que são mais rígidos, ou polímeros elastoméricos, que são flexíveis, para casos onde há grandes esforços de cisalhamento.
Qual o segredos para o sucesso das Selas de Sacrifício?
- O conhecimento do sistema, para correta especificação:
Importante saber se a aplicação será feita sobre superfície molhada ou seca, em operação com temperatura elevada ou frio e em parada.
É importante também conhecer a espessura da tubulação e a expansão que a mesma vai sofrer quando pressurizar o sistema, e observar as limitações locais para uso de ferramentas consideradas de “trabalho a quente”. - A correta aplicação, com boa preparação de superfície:
A aplicação deve ser realizada por profissional treinado e certificado para este fim.
Para aproveitarmos os benefícios desta tecnologia, é importante, sobretudo, ampliar o conhecimento e o treinamento com certificação dos profissionais que trabalham nesta área, bem como se utilizar da prática de elaboração de relatórios completos que permitam a rastreabilidade do processo de especificação e aplicação.