A manutenção offshore e subaquática pode ser bastante problemática. Não somente o acesso a essas áreas é difícil, exigindo pessoal de aplicação especializado, mas a realização de reparos pode ser dificultada devido às condições ambientais agressivas. Ignorar isso e realizar manutenção e reparos em terra (em doca seca) geralmente pode ser demorado e muito mais caro – o que significa que os ativos precisam ser retirados de serviço, causando uma interrupção significativa nas operações.
Portanto, tornar a manutenção offshore fácil e simples é essencial, especialmente para aplicações subaquáticas. A Belzona possui uma gama de sistemas projetados especificamente para reparos no local. Por exemplo, materiais de reparo e revestimentos tolerantes à superfície que têm a capacidade de deslocar contaminantes e se ligam fortemente a substratos úmidos.
REVESTIMENTO SUBAQUÁTICO – ESTUDO DE CASO
Trabalhando ao lado da equipe de aplicação subaquática da Jones Marine Technologies Ltd., a Belzona ajudou a proteger as seções expostas em um casco de FPSO usando um revestimento subaquático – Belzona 5831 (ST-Barrier). Neste post analisaremos mais de perto essa aplicação, incluindo uma entrevista com Michael Jones, diretor administrativo da Jones Marine Technologies Ltd., sobre a aplicação e as experiências da sua equipe no uso do produto.
SITUAÇÃO DO CASCO
As equipes especializadas em mergulho subaquático foram enviadas para realizar a inspeção inicial do casco de um FPSO na Nigéria. Após o reconhecimento inicial, os mergulhadores relataram que o revestimento protetor aplicado originalmente estava se deteriorando em algumas áreas devido a incrustações, erosão e impacto. Em toda a área do casco, estimou-se que até 30% da área do revestimento estava na camada de primer e, portanto, precisava ser reparada antes que qualquer aço fosse exposto.
“A ideia era “reforçar” (melhorar) o que estava lá, para que não colidamos com futuros problemas de corrosão. O trabalho estava longe da costa em águas muito profundas. Felizmente, existem inúmeras vantagens em trabalhar no exterior na Nigéria. Temos visibilidade clara e água morna, o que é uma grande vantagem quando você está revestido debaixo d’água, pois o material fica escorrendo quando o aplica.”
BELZONA 5831 (ST-BARRIER)
Tendo usado anteriormente as soluções Belzona, o Empreiteiro (Jones Marine Technologies Ltd.) recomendou o Belzona 5831 ao cliente como a solução apropriada para restaurar a camada protetora do casco do FPSO.
Este sistema epóxi de 2 partes é especificamente formulado para aplicação em superfícies molhadas e contaminadas por óleo, bem como para aplicações de revestimento subaquático. O material desloca a água da superfície, garantindo máxima aderência a superfícies úmidas ou molhadas, formando uma barreira protetora resistente à corrosão para ativos que operam sob condições imersas.
MÉTODO DE APLICAÇÃO
Primeiro, uma ferramenta rotativa subaquática especializada foi usada para remover incrustação e qualquer revestimento frouxamente aderido. A superfície do revestimento subaquático intacto foi então rugosa com um disco abrasivo subaquático.
Uma vez preparada a superfície, Belzona 5831 foi aplicada à superfície pelos mergulhadores, usando um aplicador de pele de cordeiro. A espessura do revestimento foi medida usando medidores WFT regularmente, para garantir que a espessura recomendada fosse alcançada. O revestimento foi aplicado em duas camadas para reparar o revestimento existente e garantir que nenhum aço exposto permanecesse.
“Descobrimos que a aplicação de uma demão [de Belzona 5831] sobre a camada diluída existente estava fornecendo pelo menos 300 μm, o que era medido regularmente pelo aplicador. O produto foi aplicado muito rapidamente, especialmente com nossos mergulhadores qualificados no local. E para aqueles que não haviam, nos primeiros mergulhos, estavam aplicando o revestimento e o homem ao lado deles.”
Aplicação do revestimento subaquático – Belzona 5831
FATORES-CHAVE
“Era um revestimento extremamente forte e durável, que se ligava muito bem a um revestimento existente (tendo sido preparado adequadamente). No geral, o cliente ficou satisfeito com o trabalho realizado e encontramos o produto perfeito para o trabalho.”
O cliente exigiu um revestimento subaquático devido aos custos de desligamento associados ao acesso a uma doca seca. A Belzona foi escolhida porque os revestimentos subaquáticos concorrentes eram difíceis de aplicar nas condições específicas desse reparo; principalmente devido à temperatura quente da água. No total, mais de 1500 litros de Belzona 5831 foram usados para cobrir mais de 2.000 m² (21.000 pés²) do casco do FPSO. Esse revestimento subaquático eficaz permitiu à equipe de aplicação aplicar o sistema mais facilmente, maximizando o tempo na água e reduzindo o tempo de execução do projeto.
Assista abaixo entrevista com Michael Jones, diretor administrativo da Jones Marine Technologies Ltd., sobre a aplicação e as experiências da sua equipe no uso do produto. (ative a legenda, caso necessário)
Quer conhecer mais sobre as soluções para offshore? Veja algumas delas e alguns cases de sucesso da hita em nosso site:
Fonte: Belzona (adaptado)