Um bom revestimento de bordas é fundamental na indústria de energia eólica. Sem proteção adequada, impactos e a abrasão podem causar erosão substancial e corrosão nas lâminas. Por exemplo, um substrato com pites pode causar vibração, e consequentemente outros problemas em diversas partes da turbina. Uma lâmina desprotegida poderá reduzir sua produção de energia e expectativa de vida do equipamento de forma significativa.
Acompanhe este case:
Em um parque eólico em Iowa, EUA, algumas das pás das turbinas estavam sofrendo danos na borda de ataque. O gerente de projeto responsável queria uma solução de revestimento de proteção de ponta de longo prazo que pudesse repará-los e protegê-los.
O tempo de inatividade era um fator crítico e o clima imprevisível da época exigia um sistema fácil de aplicar. O Consultor Técnico que forneceu a solução Belzona foi Frank Atzeni da “Molecular Repair Concepts”.
Levando em consideração as condições climáticas, Frank especificou Belzona 1341 (Supermetalglide) para o Gerente de Projeto. Este material foi escolhido devido aos resultados positivos dos testes internos da Belzona. Além disso, possui cura a frio, o que significa que não há necessidade de aquecê-lo externamente e, consequentemente, pode ser facilmente aplicado in situ nas pás da turbina.
No entanto, como o Gerente de Projeto do parque eólico queria resultados documentados antes de investir e comprar totalmente um produto, como um período de teste inicial, Belzona 1341 foi aplicado a uma única turbina para verificar suas capacidades de desempenho.
Belzona 1341:
O sistema Belzona especificado Belzona 1341 é um revestimento de alto desempenho aplicado com pincel ou spray que protege efetivamente os metais dos efeitos da erosão-corrosão. Embora originalmente projetado para equipamentos de manuseio de fluidos, este material tem sido usado em diferentes máquinas e estruturas em todo o mundo. Como ocorre com muitos sistemas Belzona, seu potencial para muitos tipos de indústrias é ilimitado.
Em parte, isso se deve às excelentes propriedades do Belzona 1341. Testes internos provaram que o material é 15 vezes mais liso do que o aço inoxidável polido. Além disso, tem excelentes propriedades de adesão – ao realizar testes internos, a Belzona descobriu que sua força adesiva é maior do que a força coesiva do substrato.
Testando o Material:
A aplicação do Belzona 1341 ocorreu no final de outubro de 2017. Para o acesso às pás, foi utilizado um sistema de plataforma suspensa de uma Contratada Nacional – Sky Climbers.
Antes da aplicação do revestimento protetivo nas bordas de ataque, o substrato picado foi recapeado com um produto de enchimento para reconstruí-lo nas dimensões corretas. Em seguida, após a secagem, esta superfície foi lixada e limpa antes que uma camada espessa de Belzona 1341 fosse aplicada na área designada.
Por causa do tempo frio – que estava em torno de apenas 14-18 ° C, decidiu-se aquecer a solução para facilitar a aplicação. Depois de aquecer o Belzona 1341 a 26-29 ° C, ele ficou muito liso para aplicar a rolo e exigiu apenas uma camada espessa sem queda ou flacidez.
Performance do Material
O Gerente de Projeto ficou muito impressionado com a facilidade e facilidade de uso do aplicativo Belzona. Outro benefício da solução Belzona foi o fato de vir em embalagem de módulo de 500g. Isso tornava a medição e a mistura, em uma plataforma suspensa, prática e fácil. Também correspondia a quantidade perfeita para a cobertura necessária para as lâminas.
Até o momento o desempenho do revestimento se mostra satisfatório.
Outros exemplos de proteção de Pás
Os dados de teste externos coletados nesta aplicação desempenharam um fator importante na decisão do Gerente de Projeto de empregar o revestimento em todo o parque eólico. No entanto, esse material já foi usado com sucesso para proteger a bordas de ataque de muitas turbinas em todo o mundo. Um exemplo disso é em Quebec, Canadá, onde as turbinas de um parque eólico vinham sofrendo erosão nas pontas das pás, comprometendo seu desempenho e produção de energia.
No total, 60 pás de turbina foram revestidas com Belzona 1341, o que foi mais uma vez favorecido pela facilidade de aplicação que economizou tempo e trabalho do cliente. Clique AQUI para mais informações sobre este case.
Grande Potencial:
No futuro, existe um grande potencial para a energia eólica em todo o mundo. Está disparando tão rapidamente que, nos próximos anos, estima-se que seja a maior fonte de energia renovável da Europa. Portanto, a importância de um revestimento de alta qualidade e fácil de aplicar nunca foi tão importante para acompanhar a demanda desta indústria de crescimento.
Veja mais sobre essa proteção:
Fonte: Belzona (Adaptado)
A Belzona investe continuamente em pesquisa, testes e desenvolvimento de novas soluções para problemas críticos das industrias. Lançado recentemente, o Belzona 5721 é um revestimento de dois componentes especifico para proteção de pás éolicas, ideal para aplicações em campo devido ao seu rápido tempo de cura de 30 minutos e capacidade de ser aplicado com pincel em uma única demão. O sistema também oferece excelente adesão ao Plástico Reforçado com Vidro (GRP) e proteção UV contra degradação. Saiba mais!