Não é incomum identificarmos diversos problemas que podem estar associados a máquinas e equipamentos na indústria de mineração. Os ambientes em que operam podem ser incrivelmente severos, levando à necessidade de reparo e manutenção. Um britador primário é um ótimo exemplo de uma máquina sujeita aos efeitos do ambiente hostil.
Tudo isso pode ter um grande impacto no processamento e na produtividade. Em último caso levando ao desligamento temporário e inatividade da planta, o que geralmente leva a grandes perdas financeiras.
O PROBLEMA
Uma causa comum de desgaste é através da vibração. Isso pode causar fadiga eventual, resultando em rachaduras e perda de material. A vibração inerente do equipamento operacional pode causar falhas prematuras em áreas como fundações de concreto e seus sistemas de ancoragem. De um modo geral, o concreto é considerado muito frágil e fraco para absorver esse impacto e vibração constantes transferidos do equipamento. Quando o concreto falha, os parafusos de ancoragem nas fundações podem se soltar, agravando ainda mais os efeitos da vibração na fundação.
Uma mina de cobre em Marabá – PA, descobriu que esse era o problema que acometia seu britador primário. A base do britador primário precisava ser reconstruída devido ao enfraquecimento da vibração. O triturador primário pesa 336 toneladas e tem 9,5 metros de altura e 5,6 metros de largura, contribuindo ainda mais para a quantidade de estresse aplicada na fundação.
O triturador processa mais de 3 mil toneladas de minério de cobre por hora. Sendo uma das maiores trituradoras de cobre da América do Sul e com o comércio de cobre em torno de 6 mil dólares por tonelada, cada hora de desligamento pode resultar em uma perda de quase 20 milhões de dólares.
A SOLUÇÃO
Continuar sob tais condições acabaria por levar a sérias consequências, incluindo uma perda financeira significativa. Foi necessária uma solução que pudesse reconstruir a base do britador primário, ao mesmo tempo em que suportaria altas cargas dinâmicas e de impacto sem cisalhar. Excelentes propriedades mecânicas e um tempo de cura rápido também foram primordiais para garantir que o britador retornasse ao serviço no menor tempo possível. A solução apresentada foi Belzona 4111 (Magma Quartz) , um composto de reparo e reconstrução de concreto de alto desempenho.
A APLICAÇÃO
Usando uma broca de impacto, as duas primeiras camadas de concreto foram removidas para alcançar a estrutura de aço. Particularmente nos reparos em concreto, a preparação da superfície é fundamental para o seu sucesso. O substrato precisa estar livre de contaminação, livre de excesso de umidade e qualquer material solto precisa ser removido. A área foi, portanto, limpa e desengordurada com solvente e o ar comprimido foi usado para remover toda a área de reparo de detritos soltos e poeira. O Belzona 4911 (Magma TX Conditioner) foi então aplicado para garantir uma ligação ideal entre o substrato e os materiais de reparo.
O perímetro da área de reparo foi inicialmente construído, posteriormente atuando como molde para uma mistura de Belzona 4111. O material foi nivelado uniformemente para recriar uma fundação na base do triturador primário. A solução implementada oferece resistência a vibração e cargas dinâmicas devido à sua alta resistência mecânica. A excelente aderência do sistema ao concreto, tanto ao metal quanto ao concreto antigo, permitiu uma distribuição homogênea da carga, sem pontos fracos durante o procedimento e serviço de ancoragem / rejuntamento.
O tempo de cura do sistema permitiu que a montagem da máquina iniciasse em apenas 4-6 horas após a aplicação e um retorno total ao serviço foi possível em aproximadamente 16 horas. O rápido tempo de resposta permitiu que a mina de cobre continuasse seus processos sem um tempo de inatividade importante ou disruptivo. A solução escolhida permite proteção a longo prazo, em oposição a uma solução rápida com qualidade inferior e vida útil significativamente menor.
OS RESULTADOS FINAIS
Desde a aplicação, o reparo continua com bom desempenho e foi visitado alguns meses após a aplicação. Já realizamos mais de 100 reparos em fundações e parafusos de ancoragem nos últimos 3 anos usando uma solução Belzona 4111 mistura molde / pasta.
Apesar do ambiente hostil que o reparo se encontra, tem cumprindo bem as expectativas, comprovando a eficácia das soluções de longo prazo que a Belzona pode oferecer, frente as soluções convencionais.
A equipe de consultoria associada a essa aplicação foram:
- Wilson Santos – Técnico em Mecânica / Coordenador
- Eder Sacramento – Técnico / Consultor Eletromecânico
- Matheus Werten – Engenheiro Civil / Consultor
Fonte: Belzona (adaptado)
Menor tempo de paradas