A manutenção industrial deve fazer parte da rotina de todas as empresas do setor, pois é fundamental para que as operações aconteçam de forma segura e eficiente.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância dos processos de manutenção nas indústrias, mostrar os benefícios dessa prática e explicar por que os polímeros são indicados para muitos processos de manutenção.
A importância da manutenção industrial
A manutenção industrial é o conjunto de processos que supervisionam e corrigem erros de funcionamento de todos os recursos técnicos de uma indústria, como máquinas, instalações, equipamentos e ferramentas.
Esse acompanhamento é importante, principalmente, porque evita paradas não programadas na produção em função de imprevistos, evitando os grandes prejuízos que uma indústria costuma ter quando suas operações são suspensas, ainda que por pouco tempo.
Além disso, uma rotina bem planejada de manutenção industrial evita acidentes, prolonga a vida útil dos equipamentos e garante o melhor funcionamento do maquinário.
Existem três tipos de manutenção industrial: preventiva, preditiva e corretiva. Todos eles devem fazer parte da rotina de manutenção da empresa, sendo aplicados a depender da situação.
Quais são os benefícios da manutenção industrial?
Uma boa gestão da manutenção industrial pode trazer muitos benefícios. Conheça os principais.
Segurança
Equipamentos que passam por processos regulares de manutenção têm menos chances de falhas, evitando acidentes de trabalho que podem comprometer a integridade física das pessoas que atuam na planta.
Redução de custos
A manutenção planejada facilita o controle dos gastos, permitindo a otimização do orçamento e o corte dos gastos desnecessários. Além disso, quando um equipamento passa por manutenções regulares, qualquer problema pode ser identificado de forma precoce, o que facilita o uso de soluções mais baratas.
Os reparos urgentes e aqueles indicados para problemas que já se agravaram costumam ser mais dispendiosos para a empresa.
Conservação dos equipamentos
A manutenção industrial também tem como objetivo o prolongamento da vida útil dos equipamentos e a sua conservação.
Assim, além de diminuir as chances de defeitos, a manutenção frequente evita a necessidade de substituição de máquinas – o que também pode gerar desequilíbrio financeiro à empresa, tendo em vista os altos custos para substituição bem como longas pausas de inatividade que este tipo de operação demanda.
Maior capacidade de planejamento
A indústria que tem rotinas de manutenção bem definidas consegue prever gastos e outras necessidades, como materiais, mão de obra e contratação de empresas para a realização de serviços.
Dessa forma, é possível criar um planejamento estratégico mais embasado, evitando surpresas ao longo do caminho e sabendo o que fazer diante de cada situação.
Como implementar o uso de polímeros na rotina de manutenção industrial?
A manutenção industrial com polímeros é amplamente recomendada por possibilitar mais segurança e melhor custo-benefício, e consequentemente garantir longevidade aos ativos
Uma das suas principais vantagens é a eliminação do trabalho a quente, que diminui o tempo de pausa para manutenção e proporciona mais segurança para as pessoas envolvidas. Além disso, os polímeros não exigem o uso de ferramentas especiais para o reparo das superfícies, tornando o trabalho mais prático e ágil.
Devido à sua excelente aderência a diversos tipos de substratos e baixo tempo de cura, também é possível reduzir ou até mesmo eliminar o tempo de parada ou inatividade.
Ou seja, os polímeros são uma alternativa muito interessante à manutenção industrial convencional, pois as técnicas tradicionais exigem longas paradas e trazem mais risco para a operação humana.
Exemplo de manutenção industrial com polímeros
Um exemplo que deixa muito claro os benefícios da manutenção industrial com polímeros é a pintura na indústria offshore. É comum que esse tipo de ambiente cause desgastes nos equipamentos, dificultando a manutenção da pintura.
A tecnologia dos polímeros permite o aprimoramento de técnicas de revestimento de pintura industrial como o caso de Belzona 5831, um revestimento de barreira tolerante à umidade do ambiente, ideal para a proteção de superfícies metálicas e não metálicas.
Belzona 5831 permite a cobertura de grandes áreas, com cura rápida e aplicação segura.
Case: revestimento em linha congelada de tanque
A linha de um tanque em uma petroquímica na Bahia apresentava desgastes ocasionados pela corrosão devido à presença de gelo produzido pelo sistema. Era necessária, então, a aplicação de um revestimento que protegesse a região afetada com o objetivo de prolongar a vida útil do equipamento.
Para isso, a Hita usou o produto Belzona 5831.
O primeiro passo foi a retirada do gelo acumulado no substrato, seguida do tratamento da superfície. Para evitar a formação de gelo, foi instalada uma mangueira com vapor entre o costado da tubulação e o flange.
Depois da remoção dos excedentes, a superfície foi preparada no padrão ST2 com a utilização de lixa manual #36 e escova de aço. Em seguida, foi aplicado o produto Belzona 5831 em duas camadas, com espessura final de 750 μm.
Conheça as soluções Hita e Belzona
A Hita é distribuidora oficial dos produtos Belzona no Brasil e é considerada um distribuidor modelo pelo fabricante.
A nossa equipe é formada por especialistas em manutenção industrial que fazem muito mais do que indicar os produtos adequados para cada tipo de manutenção industrial.
O nosso time acompanha a manutenção desde a escolha dos produtos até a sua aplicação em campo, podendo ser responsável pela aplicação ou treinar as pessoas que vão executar os procedimentos.
Fale com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajudar a otimizar as rotinas de manutenção industrial da sua empresa.